Governo confirma parcela EXTRA no AUXÍLIO TAXISTA e CAMINHONEIRO. Veja como receber

Uma nova parcela de benefício deve ser paga até o fim do ano como um valor extra para algumas modalidades de auxílio. Taxistas e caminhoneiros receberão um valor como forma de 13º do Governo Federal.

Governo confirma parcela EXTRA no AUXÍLIO TAXISTA e CAMINHONEIRO. Veja como receber
Governo confirma parcela EXTRA no AUXÍLIO TAXISTA e CAMINHONEIRO. Veja como receber (Imagem: FDR)

O auxílio voltado para caminhoneiros e taxistas foi criado neste ano. E fazem parte da chamada PEC Kamikaze, que estabelece novas medidas para algumas parcelas da população. Neste caso, o valor é depositado para diminuir os prejuízos causados pelo aumento do preço dos combustíveis. 

O valor da nova parcela a ser distribuída ainda não foi definido. O montante será calculado pelo Ministério do Trabalho e Previdência em dezembro. Além disso, o calendário de pagamentos para outubro será adiantado.  O novo calendário estabelece a distribuição do benefício para o dia 18 deste mês. 

Os valores a serem distribuídos são o resultado da falta de regularidade dos profissionais que estariam aptos a receber o valor. Com isso, o dinheiro proposto para a medida acabou sendo mais do que o suficiente. Propiciando o pagamento de uma nova parcela extraordinariamente. 

Auxílio taxista e auxílio caminhoneiro

Os dois auxílio que receberão uma parcela a mais de benefício neste ano foram implementados pela Emenda Constitucional nº 123, de julho deste ano. Inicialmente, ela foi divida em seis parcelas que seriam pagas até dezembro de 2022 para os profissionais que atendessem aos requisitos. 

No caso dos motorista de taxi, receberam os valores desde o início, profissionais registrados nas suas prefeituras até maio. Para ter acesso era necessário ser titular de concessão, permissão, licença ou autorização emitida por poder público. 

Outra condição é estar regularmente em exercício da atividade laboral. O CPF e a CNH do requerente também precisam estar apresentadas sem pendências para ser liberado para ter direito à distribuição do valor. 

Não é necessária nenhuma ação por parte do beneficiário. A própria prefeitura deve encaminhar ao Ministério do Trabalho e Previdência os cadastros. Desde que respeitem as condições para receber o Auxílio Taxista.

Também no caso do Benefício Caminhoneiro, os valores são depositados mensalmente para tentar sanar  alta dos combustíveis. Visto que, essas duas categorias de profissionais foram diretamente impactados pelo preço elevado de forma extraordinária do petróleo. 

Para os condutores de carga, também foi definido o pagamento de seis parcelas no valor de R$ 1 mil até dezembro deste ano. Para receber o pagamento, os profissionais desta categoria precisam estar devidamente cadastrados no órgão regulador.

 Neste caso, se trata do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTR-C). Que deve estar ativo desde maio deste ano para receber todas as parcelas. Também é necessário ter o CPF livre de pendências durante o tempo de recebimento. 

É através da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que a lista de caminhoneiros aptos a receber o auxílio de acordo com o RNTR-C. A relação é entregue ao Ministério e a partir daí os valores são encaminhados. 

Thaisa JatobáThaisa Jatobá
Jornalista e pós-graduada em áudio visual pela Universidade Católica de Pernambuco, com passagem por jornais impressos como a Folha de Pernambuco e o Diario de Pernambuco.