Governo anuncia um 13º salário pelo AUXÍLIO TAXISTA. Entenda

O Governo Federal anunciou novidades para os motoristas de táxi. Foi programado um 13º salário pelo Auxílio Taxista, mas ainda não se sabe se o abono será pago no mesmo valor da parcela mensal de R$ 1 mil. O bônus deve ser pago até dezembro de 2022

Governo anuncia um 13º salário pelo AUXÍLIO TAXISTA. Entenda
Governo anuncia um 13º salário pelo AUXÍLIO TAXISTA. Entenda. (Imagem: FDR)

O 13º salário pelo Auxílio Taxista surgiu após um remanejamento no calendário de benefícios. Assim, fez-se a possibilidade de pagar uma cota extra aos motoristas profissionais até o final deste ano. 

A informação foi divulgada na última sexta-feira, (7), em meio à acirrada disputa eleitoral entre Lula e Bolsonaro no segundo turno das eleições 2022. Entretanto, o Governo Federal ainda não definiu qual será o valor do 13º salário pelo Auxílio Taxista, apenas que todos os 300 mil beneficiários do programa serão contemplados. 

O valor do 13º salário pelo Auxílio Taxista ainda será definido por meio de um balanço a ser realizado entre o Ministério do Trabalho e Previdência somente no mês de dezembro. Lembrando que o Governo Federal reservou o montante de R$ 2 bilhões para ser investido na categoria. 

Além disso, o número de beneficiários do programa ficou abaixo do esperado, possibilitando que o saldo seja investido em uma parcela extra. Contudo, um critério foi estabelecido.

Para receber o 13º salário pelo Auxílio Taxista, o profissional deve ter se cadastrado e com os dados em dia junto à respectiva prefeitura até o mês de julho deste ano. 

Quem pode receber o Auxílio Taxista?

É importante destacar que, o motorista que deseja receber o Auxílio Taxista deve se atentar aos seguintes requisitos:

  1. Ter registro para exercer a profissão, emitido pelo órgão competente da localidade da prestação de serviço até 31 de maio de 2022;
  2. Ser motorista de táxi titular de concessão, permissão, licença ou autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital em efetivo exercício da atividade profissional,
  3. Ser motorista de táxi com autorização emitida pelo poder público municipal ou distrital, em efetivo exercício da atividade.

Reforçando que, não receberão o Auxílio Taxista os motoristas com pendências na regularização do Cadastro de Pessoa Física (CPF) junto à Receita Federal, ou que se encontra:

  • Suspenso;
  • Cancelado;
  • Nulo;
  • Titular falecido;
  • Vinculado à pensão por morte;
  • Vinculado ao auxílio reclusão;
  • Titulares de benefício por incapacidade permanente.

Como consultar o Auxílio Taxista?

Para descobrir se vai receber o auxílio, o profissional deve acessar o Portal Emprega Brasil e fazer login com suas credenciais do portal Gov.br. Depois é só clicar na opção “Consulta do Benefício TAC-Taxista” e verificar todas as informações.

Vale lembrar que o taxista não tem autonomia para realizar o próprio cadastro, já que os dados precisam ser enviados pela prefeitura da cidade onde ele trabalha.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.