Depois do Nubank, CAIXA também enfrenta problemas com o PIX

Nesta segunda, 10, clientes da Caixa Econômica reclamaram de instabilidades no aplicativo do banco. De acordo com relatos, não estava sendo possível fazer pagamentos e transferências através do PIX. 

“Alguém sabe o que está acontecendo com o PIX Caixa? Fora do ar há horas”, disse um dos clientes do banco em seu Twitter. De acordo com os clientes, assim que eles tentavam efetuar o envio de valores através do sistema do Banco Central, era exibida uma mensagem de erro “Transação indisponível no momento”.

A Caixa afirmou através de uma nota remetida ao portal g1, que o PIX no aplicativo Caixa Tem “está operando em normalidade” nesta segunda. “Por meio do Internet Banking, houve uma breve intermitência no início da tarde para envio de valores. O processo está em normalização para todos os clientes”, dizia a nota.

De acordo com dados da plataforma Downdetector, que acompanha serviços online, as falhas se indicaram às 8h da manhã, horário de Brasília. Também é mostrado que a instabilidade ficou mais forte no fim da manhã, com pico, até então, às 14h.

A plataforma informou ainda que 54% das notificações são relativas ao PIX, 28% ao login no internet banking e 18% a operações no internet banking. 

Problemas com o PIX impactaram o Nubank

Na última quinta, 5, o  app da fintech novamente passou por instabilidades, demora no carregamento e falhas nos pagamentos via PIX. Os clientes do Nubank foram as redes sociais e também na plataforma Downdetector para reclamar dos problemas.

O mapa de reclamações feito pelo Downdetector mostrou que os problemas no app do Nubank atingiram todo o país.

A fintech disse  o seguinte: Lamentamos o ocorrido e estamos trabalhando para normalizar as operações da maneira mais rápida e eficiente possível.

Recentemente, diversos bancos, inclusive o Nubank, passaram por problemas nas operações via PIX. De acordo com o Valor, a falha aconteceu em um servidor da Amazon Web Services (AWS), cujo site de monitoramento em tempo real revelou de fato  uma alta incidência  de erros na região de São Paulo na ocasião.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.