- O crédito consignado do INSS cobra 2,14% ao mês em taxa de juros;
- O pedido deve ser feito diretamente em um banco;
- O pagamento das prestações acontece com desconto na pensão ou aposentadoria.
Seja para organizar a vida financeira, realizar um sonho, ou quitar suas dívidas, o crédito consignado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem sido uma boa opção. Para solicitar os aposentados e pensionistas devem apresentar documentos que comprovem sua renda, e o banco fica responsável por oferecer um limite compatível com a margem consignável do cidadão.
O diferencial do crédito consignado pelo INSS, e da operação em forma de consignado independente do público alvo, é o fato do pagamento direto com desconto em folha. Isso significa que para quitar o contrato o banco em que o crédito foi adquirido vai descontar do salário do cidadão o valor da parcela. Neste caso, o débito acontece na pensão ou na aposentadoria.
A margem consignável do empréstimo aos segurados do INSS é hoje de 40%. Sendo divida em 35% para solicitação de crédito financeiro, e 5% para uso do cartão de crédito consignável. Na prática, significa que até 35% do que o aposentado ganha pode ser usado para pagar empréstimo, enquanto outros 5% são responsáveis por quitar a fatura do cartão.
Consultar extrato de empréstimo consignado do INSS
Quando o cidadão contrata crédito consignado do INSS, parte da sua renda fica comprometida para pagar o empréstimo. Por isso, ele deve receber de forma detalhada do banco o valor da operação, o número de parcelas, a taxa de juros, e o valor de cada pagamento por mês.
Mas, para aqueles que ainda têm dúvidas sobre quantos pagamentos faltam para zerar o contrato, ou a margem consignável que está disponível, o INSS libera a consulta ao extrato de empréstimo. Funciona assim:
- Acesse o Meu INSS (site ou App) e faça login;
- Selecione a opção “Mais serviços”;
- Em “Extratos” selecione “Extrato de consignado”;
- Confira todos os empréstimos que foram contratados em nome do segurado.
Quem pode solicitar crédito consignado pelo INSS
Para que o banco tenha garantia de que o empréstimo será pago precisa analisar os dados do cliente. Além disso, somente libera o dinheiro tendo ciência de que o salário recebido pelo cidadão é vitalício, por isso, podem solicitar crédito consignado do INSS aqueles que recebem:
- Aposentadoria;
- Pensão;
- BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Normalmente, este tipo de operação pode ser feita sem comprovar que o nome está sem restrição no SPC. Isso porque, a garantia que o banco tem de que o empréstimo vai ser pago não exige ter o “nome limpo”.
Simular crédito consignado do INSS
Os interessados em contratar crédito consignado pelo INSS podem fazer a simulação do valor que vai ser pago, o número de parcelas, taxa de juros aplicadas e valor da parcela, diretamente com o banco. Isso, sem que obtenha a certeza de que vai ser feita a contratação do crédito, porque o banco precisa liberar informações similares a essa antes do contrato ser fechado.
Outra opção é usar o simulador do portal FDR, mas neste caso as taxas de juros são genéricas, com referência dos parceiros. No entanto, essa é uma solução interessante para ter uma ideia sobre as possibilidades de pagamento. Vale dizer que o máximo a ser cobrado de juros para empréstimos do INSS é de 2,14%.
Veja como usar o simulador do FDR:
- Acesse o site FDR, no menu vá até a opção “Finanças” e selecione “Calculadoras”;
- Agora, escolha “Simulador de empréstimo”;
- Na régua escolha o valor que deseja emprestar, e o prazo de pagamentos;
- Pronto, obtenha o valor das parcelas.
Pedir exclusão do crédito consignado do INSS
Agora, o pedido de exclusão do crédito consignado pelo INSS ao constatar que a operação foi feita sem ordem do segurado, não acontece mais pelos meios do INSS. O cliente deve usar o Portal do Consumidor para fazer esse procedimento.
Siga o seguinte passo a passo:
- Acesse o Portal do Consumidor e faça login com Gov.br;
- Preencha seus dados pessoais e de contato;
- Agora, selecione “Nova reclamação”;
- Informe o nome da empresa, e descreva a situação a ser denunciada.