Outubro Rosa: Quais os direitos trabalhistas de profissionais diagnosticadas com câncer de mama?

O mês de outubro é conhecido pela campanha para prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. Você sabia que as mulheres com esse diagnostico têm alguns direitos trabalhistas garantidos por lei? Confira quais são eles.

O outubro rosa começou e com ele o debate sobre o câncer de mama aumenta. Segundo o Ministério da Saúde, esse é o mais incidente entre as mulheres de todo o mundo, só em 2020 foram aproximadamente 2,3 milhões de novos casos. Ele pode ser prevenido e tratado.

As mulheres com diagnostico dessa doença tem alguns direitos trabalhistas garantidos por lei.

Direitos trabalhistas das mulheres com câncer de mama

Primeiramente, se você teve um diagnóstico recente ou está em tratamento há algum tempo, lembre-se que essa é doença que tem cura e tratamento gratuito pelo SUS.

Quanto ao trabalho, essas pacientes têm os seguintes direitos:

Saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

Para as trabalhadoras com diagnóstico e em fase sintomática o saque do valor que está recolhido junto à Caixa é permitido; assim como o saque do Programa de Integração Social (Pis) e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

O saque é possível através de um requerimento e apresentação de atestados que comprovem a situação.

Afastamento do trabalho

Por conta do tratamento é comum que a trabalhadora necessite de afastamento por alguns dias, assim, é permitido que ela apresente atestado médico de até 15 dias diretamente à empresa em que trabalha.

Afastamento pelo INSS

Caso o afastamento das funções seja superior a 15 dias, o pedido deve ser feito ao INSS; é necessário passar pela perícia médica. Quando ela for contribuinte do INSS, terá direito ao auxílio-doença.

Readequação de função

Em caso de sequelas pelo tratamento ou restrição, a empresa é obrigada a readequar o ambiente de trabalho dessa funcionária ou até mesmo a sua função; lembrando é proibida a redução salarial.

Prioridade em processos

Nesse caso o advogado deve requerer a prioridade para a sua cliente e comprovante através de documentos esse direito, o que possibilita que o julgamento de processos pendentes aconteça de forma mais rápida.

Folga para exames

Esse último caso é para as mulheres que não têm diagnóstico de câncer de mama, mas vão realizar os exames preventivos, a cada 12 meses ela tem direito até 3 dias de folgas do trabalho para isso.

Vale lembrar que é necessário comprovar a realização dos exames diretamente à empresa.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.