Consignado do AUXÍLIO BRASIL: Caixa anuncia NOVA data para a liberação do pagamento

No início desta semana a presidente da Caixa Econômica, Daniella Marques, fez a primeira previsão sobre a liberação do consignado do Auxílio Brasil. Ela garantiu que o produto estaria disponível no banco até a primeira quinzena do mês de outubro, e antes do segundo turno das eleições que acontecem no dia 30. Na quinta-feira (6), Marques foi mais específica e deu o prazo final de liberação.

Consignado do AUXÍLIO BRASIL: Caixa anuncia NOVA data para a liberação do pagamento
Consignado do AUXÍLIO BRASIL: Caixa anuncia NOVA data para a liberação do pagamento (Imagem: FDR)

Tem pelo menos seis meses que os beneficiários do Auxílio Brasil aguardam pela liberação do empréstimo consignado. O primeiro anunciou sobre o projeto, ainda em forma de Medida Provisória, foi feito em março deste ano. A medida virou lei após sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL) em agosto deste ano, e foi regulamentada pelo Ministério da Cidadania em setembro.

Agora, de acordo com o ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, 60 instituições bancárias passam por um processo de triagem e adaptação a fim de que possam oferecer este produto. Bancos grandes acabaram negando o oferecimento deste crédito, como foi o caso do Bradesco, Itaú, Santander e BMG.

Além da Caixa Econômica, a rede de lojas varejista Pernambucanas, e o banco digital Agibank, também informaram que pretendem oferecer o consignado do Auxílio Brasil. O banco não pode fazer busca ativa por clientes, por isso, todo o processo de contratação deve partir do próprio beneficiado.

Consignado do Auxílio Brasil na Caixa Econômica

Ao anunciar o programa de renegociação de dívidas da Caixa, o Você no Azul, a presidente Daniella Marques aproveitou para cravar a data de liberação do consignado do Auxílio Brasil. E informou o período de: 10 a 15 de outubro.

Assim que a gente tiver o fato relevante da data de início de operação – estamos tratando isso prioritariamente – e chegando como uma solução de começo, será amplamente divulgado. Mas a expectativa hoje é entre os dias 10 e 15 de outubro“, disse.

Vale dizer que o banco já informou que vai oferecer taxa de juros inferiores ao teto definido pelo Ministério da Cidadania que é de 3,5% ao mês. A margem consignável é de 40%, isso significa que todos os meses serão debitados da conta do Caixa Tem, assim que o Auxílio Brasil for depositado, R$ 160 para pagar o empréstimo. 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile