- 1. Datas do 13º do INSS são anunciadas;
- 2. Quem tem direito a receber;
- 3. Calendário dos depósitos
Foram anunciadas as datas de pagamento do 13º benefício para os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O valor começará a ser distribuído no final de novembro.
Anualmente os segurados da Previdência Social têm direito a receber um valor extra do benefício. Essa parcela funciona como um 13º salário para alguns casos de aposentadoria, pensão e auxílio pagos pelo INSS. Porém, nem todos têm direito a receber esse valor.
A distribuição da parcela amais no valor do benefício proporcional terá início no próximo mês de novembro. A ordem dos pagamentos acompanha, em ordem crescente, os números que vem antes do dígito no PIS ou NIS do segurado.
O valor a ser recebido pelo beneficiário varia de acordo com a quantidade de meses em que ele está recebendo pagamento da Previdência. O valor será proporcional dentro do limite já calculado pelo tempo ou valor das contribuições feitas.
Esta será a última possibilidade de recebimento do adicional anual a ser recebido pelos pensionistas e aposentados. Caso não se encontrem dentro dos requisitos estabelecidos para ter direito ao valor, deverão esperar o montante apenas no próximo ano.
13º do INSS é pago pela segunda vez
Um primeiro pagamento do 13º benefício do INSS foi pago aos pensionistas e aposentados no primeiro semestre deste ano. Na ocasião o valor foi dividido em duas parcelas e serviu como um adiantamento para quem já tinha direito a receber naquela altura.
O primeiro pagamento foi realizado em maio e o segundo em junho. Essa distribuição foi voltada para os segurados que já recebiam seus valores mensais até o mês em que teve início o pagamento. Porém, desde essa época até o presente momento, muitos novos beneficiários iniciaram seus direitos junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Esse novo lote de pagamentos que tem início em novembro é justamente para que essa população que ingressou mais recentemente também possa receber. E assim, até o começo de dezembro, todos os beneficiários da Previdência Social terão recebido seu benefício extra.
Simule aqui o valor do seu 13º salário:
Quem tem direito ao benefício
A parcela extra proporcional ao tempo de recebimento do benefício da Previdência Social é um direito para diversas categorias de beneficiários. Porém, nem todas elas serão contempladas com o valor no mês de novembro.
Esse montante extra é uma forma de afrouxar um pouco o orçamento daquelas pessoas que recebem apenas o valor da Previdência por mês. Por isso, alguns casos não tem direito a somar essa 13ª parcela.
Um dos exemplos de auxílio que não tem direito ao 13º é o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto em Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Isso porque, quem recebe esse benefício não foi contribuinte do INSS ou não tinha o número necessário de contribuições para solicitar aposentadoria.
Nesse caso, a falta de contribuição pesa para o não recebimento do 13º. O BPC serve como uma última possibilidade de auxílio público para o cidadão. E, por isso, ele só pode ser solicitado em casos especiais, e tem uma dinâmica diferenciada.
Os indivíduos que recebem o Auxílio Brasil também não tem direito ao pagamento do 13º benefício anual pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Fica entendido que esse cidadão já faz uso de outro pagamento financiado pelo poder público.
Tem direito ao 13º pago pelo INSS os pensionistas e aposentados que se enquadram dentro das condições de beneficiários abaixo:
- Aposentadoria;
- Pensão por morte;
- Auxílio-reclusão;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-doença
Calendário de pagamento do INSS
O calendário de pagamentos do 13º benefício anual do INSS segue a ordem de começar pelos benefícios de até um salário mínimo. Apenas no início de dezembro serão disponibilizados os valores de quem recebe mais de R$1.212. Confira abaixo como ficam as datas de acordo com o número do benefício.
Cartões de aposentados que recebem até um salário mínimo
- Benefício final 1: recebe dia 24 de novembro;
- Benefício final 2: recebe dia 25 de novembro;
- Benefício final 3: recebe dia 28 de novembro;
- Benefício final 4: recebe dia 29 de novembro;
- Benefício final 5: recebe dia 30 de novembro;
- Benefício final 6: recebe dia 1 de dezembro;
- Benefício final 7: recebe dia 2 de dezembro;
- Benefício final 8: recebe dia 5 de dezembro;
- Benefício final 9: recebe dia 6 de dezembro;
- Benefício final 0: recebe dia 7 de dezembro.
Aposentado que recebem valor superior à R$ 1.212
- Benefício final 1 e 6: recebe dia 1 de dezembro;
- Benefício final 2 e 7: recebe dia 2 de dezembro;
- Benefício final 3 e 8: recebe dia 5 de dezembro;
- Benefício final 4 e 9: recebe dia 6 de dezembro;
- Benefício final 5 e 0: recebe dia 7 de dezembro.