SIM, VOCÊ PODE: Como realizar sonhos sem se endividar

No seu dia a dia, você deve conhecer alguém que diz “não posso comprar nada agora”. E a justificativa é que esta pessoa está guardando dinheiro “para viajar no final do ano”, ou “para trocar a geladeira”, ou “para comprar um móvel novo”.

E mesmo insistindo essa pessoa segue firme no seu propósito e não gasta. Depois de algum tempo, você ainda pode ouvir que essa pessoa conseguiu um desconto na compra da geladeira e ainda sobrou dinheiro para uma viagem.

Mas ao mesmo tempo, você conhece alguém que repete a  mesma frase “não posso”, mas o motivo é outro, a pessoa não tem verba alguma porque está envolvida em vários projetos ao mesmo tempo.

Isso é comum em quem está começando a vida a dois, quando o financiamento da casa, a reforma do local, os gastos com a festa de casamento e a viagem de lua de mel são realizados ao mesmo tempo.  E, não são raras as vezes que este casal ainda tem o aluguel da casa, o carro financiado e as contas normais do dia a dia.  Não sobra dinheiro mesmo!

Mesmo sabendo que é uma fase da vida, isso pode comprometer as finanças por um bom tempo. E essa ação mostra um erro financeiro que pode ser resolvido com uma simples ação: planejamento.

O planejamento financeiro vem de encontro com um ditado popular que diz: “você pode ter o que quiser, mas não pode ter tudo ao mesmo tempo”.

Nesta fase em que os recursos estão escassos, quando o dinheiro está curto, este ditado parece ganhar ainda mais sentido, afinal não dá para viver sem realizar sonhos porque a vida fica ainda mais dura, mas fazer várias coisas ao mesmo tempo deixa  as pessoas endividadas.

Então é hora de aprender como colocar este ditado em prática e conciliar  o sonho e o dinheiro curto com as dicas abaixo.

Faça uma lista de sonhos

E o primeiro passo é escrever o que você quer, se tem data para acontecer e, se já souber, quanto vai custar.

Esta lista, pode ter coisas básicas e baratas, como um passeio de final de semana, roupas para a nova estação, mas também pode incluir sonhos maiores, tanto em valores como em importância.

Fazer a festa de 15 anos de uma filha é algo especial, mas tem um custo! E isso deve virar um projeto que pode começar anos antes, quando a jovem faz 12 ou 13 anos.

O sonho da casa própria pode acontecer de forma financiada a perder de vista. Mas os gastos com entrada, documentação, uma possível reforma e os móveis, são sonhos que também podem ser planejados. E isso também pode virar vários projetos dentro do sonho grande de ter uma casa.

Veja quanto vai gastar com os sonhos

A fase seguinte é ver qual o valor destes sonhos. E, mesmo que a festa seja somente daqui a 3 anos, será necessário prever o que seria gasto se ela fosse hoje, para que isso vire referência do valor do projeto.

E isso é feito para todos os sonhos que foram para a lista.

E nada de assustar com a soma de todos os sonhos! Porque, lembre-se, eles não serão realizados ao mesmo tempo. E esse é o ponto chave.

Defina uma prioridade

O que vem primeiro? O que pode esperar? Quando fazer? Essas são as palavras mágicas que serão utilizadas para dar prioridade aos sonhos.

E sabe aquele amigo que fala que “não pode comprar nada agora”? Ele fez exatamente isso. A viagem é a sua prioridade no momento? Então os demais gastos ficam em segundo plano e não são considerados prioridade, por isso,  acontecerão em um outro momento.

E pode olhar para essa pessoa, ela não tem sensação de culpa ou medo. Porque o projeto de viajar é o que realmente importa.

Faça um planejamento para conseguir o valor

Depois de organizar os sonhos por prioridade é hora de criar um plano de ação.  E nesta hora entra a disciplina de guardar o valor “para o sonho”.

E uma  forma organização simplificada pode lembrar os controles antigos, quando o dinheiro físico era predominante e o acesso aos bancos mais escasso.  Nesta época as pessoas guardavam os valores em uma pastinha sanfonada onde cada divisão era o dinheiro de um projeto. Agora a pastinha pode ser um banco só para guardar o valor do sonho.

E claro, a regra principal é “neste dinheiro não se mexe”.

Aumente as fontes de rendas

Tem pessoas que ao criar um projeto fazem mais do que guardar dinheiro, essa pessoa encontra outra fonte de renda. Mães fazem docinhos para vender, casais fazem rifas, pais encontram outro trabalho. E tudo o que se ganha, vira dinheiro para  o sonho.

Essa estratégia é excelente para aumentar a possibilidade de realização do sonho da forma mais rápida possível.

Reveja os planos

É claro que podem ocorrer imprevistos. E é por causa dos imprevistos que é preciso  voltar ao seu projeto dos sonhos vez ou outra para rever valores ou data de realização.

Mas mesmo com os imprevistos, persista! Afinal saber que todos os dias você vai trabalhar para ver os seus sonhos realizados. E isso é energia pura!

Realize o sonho e crie outros sonhos

Conseguiu realizar um sonho? É hora de ir para o próximo.

E é nesta hora que você percebe que pode ter tudo o que quiser sem se endividar. Mas vai conquistar isso quando fizer isso de forma organizada, com foco e priorizando o que pode ser feito de forma mais rápida.

E, assim vai ver realizado o que diz em outra frase famosa: “sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno”. Foi o que disse João Paulo Lemann.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!