COMEÇOU! Caixa anuncia o início do CONSIGNADO pelo AUXÍLIO BRASIL

A Caixa Econômica Federal tem feito anúncios importantes sobre o início do crédito consignado pelo Auxílio Brasil. As esperanças a respeito do lançamento deste produto pelo banco são grandes, considerando que esta é a instituição financeira responsável por repassar os pagamentos para 21 milhões de famílias. A mais recente informação foi dada pela presidente Daniella Marques.

COMEÇOU! Caixa anuncia o início do CONSIGNADO pelo AUXÍLIO BRASIL
COMEÇOU! Caixa anuncia o início do CONSIGNADO pelo AUXÍLIO BRASIL (Imagem: FDR)

De acordo com Daniella Marques, presidente da Caixa, o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil começará a partir da primeira quinzena do mês de outubro. A ideia é que o banco possa oferecer produto antes mesmo da disputa de 2° turno nas eleições 2022 para presidente do país. Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) se enfrentarão mais uma vez no dia 30 de outubro.

A Medida Provisória (MP) que criou o empréstimo foi lançada em março deste ano, em agosto o presidente Jair Bolsonaro sancionou e tornou a MP lei. Mais de um mês depois, em 27 de setembro, o Ministério da Cidadania lançou a portaria contendo as regras sobre o funcionamento do crédito para esse grupo.

Agora, o novo desafio dos beneficiários é esperar até que os bancos se adaptem a essas regras para que finalmente o produto esteja disponível para os interessados. Segundo informações do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, existem 60 instituições que estão passando pelo processo de triagem e se preparando para oferecer o crédito financeiro.

Como vai funcionar o consignado do Auxílio Brasil

Assim que estiver disponíveis na Caixa, o banco vai emitir um comunicado oficial deixando o empréstimo consignado do Auxílio Brasil a disposição do seu público alvo. No entanto, está proibido que haja busca ativa da instituição por clientes, isso significa que devem ser os interessados os responsáveis por entrar em contato com o banco para contratar o crédito.

De acordo com a portaria, o empréstimo vai funcionar dentro destas normas:

  • Margem consignável: 40%, ou seja, máximo que pode ser comprometido do pagamento do auxílio para quitar o empréstimo;
  • Juros: máximo de 3,5% ao mês;
  • Prazo de pagamento: em até 24 parcelas, ou seja, dois anos.

Empréstimo do Auxílio Brasil na Caixa

Daniella Marques informou que o empréstimo consignado pelo Auxílio Brasil na Caixa Econômica vai ser diferente. A taxa de juros prometida pela presidente será menor que o teto de 3,5% ao mês. Não foi informado como será feita a solicitação, as expectativas são de que seja usado o App Caixa Tem. 

O valor a ser liberado também não foi informado, mas deve depender da disposição do cliente e do próprio banco. A quantia deve ser capaz de comprometer até R$ 160 por mês do pagamento de R$ 400 do Auxílio Brasil, para quitar o crédito financeiro.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com