As estatais estaduais, da mesma forma que a Petrobras, repercutiram o primeiro turno das eleições que aconteceu neste domingo, 2 de outubro. O destaque foi da Sabesp, estatal de saneamento.
Nesta segunda, 3, os ADRs (recibo de ações, na prática, ativos negociados de companhias brasileiras na NYSE), estavam com ganhos de 15,35%, a US$ 10,51,diante do grande resultado obtido pelo candidato Tarcísio de Freitas no 1º turno. Na B3, os ativos fecharam com alta de 16,94%, a R$ 58. Na última sexta, 30, as ações da Sabesp já haviam tido um aumento de 6,89% com a espera pelas eleições.
São Paulo ainda não tem um governador escolhido para 2023, mas o candidato do Republicanos, Tarcísio de Freitas, ficou bem à frente do segundo colocado, Fernando Haddad, com 42% dos votos. Haddad ficou com 36%, seguido por Rodrigo Garcia, com 18%.
“Isso foi uma grande surpresa, já que pesquisas recentes mostraram Haddad na liderança, seguido por Tarcisio, com apenas cerca de 30% dos votos. O segundo turno entre Tarcísio Freitas e Fernando Haddad, em 30 de outubro, determinará o novo governador de São Paulo”, disse o Bradesco BBI ao InfoMoney.
Os ativos da companhia de saneamento se fortalecem diante de um cenário de chances mais evidentes de privatização da empresa paulista caso Tarcísio seja eleito.
“Foi muito contra o que as pesquisas estavam indicando. Não acho que é fácil privatizar a Sabesp, mas acho que está mais alinhado tendo em vista o que Tarcísio fez no governo Bolsonaro como ministro de Infraestrutura”, disse Marcos Peixoto, da XP Asset, em uma live do InfoMoney sobre as eleições.
Em relatório revelado ontem, 3, a Sabesp foi inserida pelo Itaú BBA em sua carteira top 5 e o Banco do Brasil foi retirado.
“Apesar de gostarmos de Banco do Brasil, que segue tendo nossa preferência no setor de bancos, preferimos não ter exposição à tese devido ao momento volátil de mercado. Nesse sentido, estamos substituindo o BB por Sabesp, que tende a ser mais defensiva. Além disso, SBSP3 parece uma tese interessante em termos de valuation, tanto sob o prisma de múltiplos quanto de potencial de valorização, (…) com um potencial de valorização de mais de 30%”, disseram eles ao InfoMoney.