Vale a pena fazer um PIX parcelado? Conheça as taxas

O PIX Parcelado é a nova funcionalidade da solução de pagamentos desenvolvida pelo Banco Central com a finalidade de facilitar os pagamentos. Usando a funcionalidade, é possível fazer um PIX e pagar o valor da transação em parcelas.

Como funciona o PIX Parcelado

O PIX Parcelado tem um funcionamento similar ao de um parcelamento no cartão de crédito, por exemplo. O destinatário recebe o valor do transação à vista e a pessoa que efetuou o PIX paga o valor em parcelas.

É importante dizer que o Pix parcelado não é um mecanismo oficial do Banco Central, mas sim um serviço criado e ofertado por instituições financeiras.

Porém, ainda este ano, o BC pode lançar o “PIX Garantido”. A partir dele, os bancos poderão oferecer um valor limite para compras à vista e parceladas via PIX, funcionando como um cartão de crédito virtual.

Quando o PIX Garantido for lançado, ele se juntará ao PIX Saque e Troco, duas outras funcionalidades da solução de pagamentos lançada recentemente. 

Vantagens e desvantagens do PIX Parcelado 

Utilizar esta funcionalidade pode ser vantajosa quando precisamos efetuar um PIX e não temos o dinheiro na conta aquele momento, especialmente quando a transação é para outra pessoa física. 

Não entanto, está facilidade tem um custo que pode encarecer a fatura de seu cartão de crédito caso utilize sem controle.

Bancos que estão oferecendo o PIX parcelado 

Santander

O banco Santander criou o Divida o seu PIX, uma opção de crédito para transações via PIX que foi disponibilizada no aplicativo do banco. O valor de contratação é de no mínimo R$100 e o máximo está limitado as condições pré-aprovadas para cada cliente.

A funcionalidade possui taxas que partem de 2,09% ao mês e somente pode ser usado por clientes pessoa física do Santander. As transferências, por sua vez, podem ser efetuadas para pessoas físicas e jurídicas.

Mercado Pago

É possível parcelar as compras em até 12 vezes e o valor mínimo para utilização do serviço é de R$15.

Por aqui, o serviço também possui tarifas que partem de 2,5% ao mês e variam segundo o histórico financeiro de cada cliente.

PicPay

Por aqui, os usuários poderão parcelar o valor da transferência em até 12 vezes. Nesta nova funcionalidade, o limite do seu cartão se torna saldo na carteira e depois automaticamente o PIX é efetuado.

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile