ELEIÇÕES 2022: você sabe a diferença entre ZONA ELEITORAL e SEÇÃO ELEITORAL? FDR responde!

Pontos-chave
  • Eleições acontecerão em 2.637 zonas eleitorais e 496.856 seções;
  • TSE afirma que 156 milhões de brasileiros estão aptos a votar no próximo domingo;
  • Deputados, senadores, governadores e presidente da República são os cargos definidos no próximo pleito eleitoral.

O primeiro turno das eleições 2022 acontece no próximo domingo, 2 de outubro. O tradicional ato democrático já é um velho conhecido de milhares de eleitores. No entanto, aqueles novatos que acabaram de adquirir o direito ao voto podem ter algumas dúvidas e dificuldades para encontrar o local da votação

ELEIÇÕES 2022: você sabe a diferença entre ZONA ELEITORAL e SEÇÃO ELEITORAL? FDR responde!
ELEIÇÕES 2022: você sabe a diferença entre ZONA ELEITORAL e SEÇÃO ELEITORAL? FDR responde! (Imagem: FDR)

Nas eleições 2022 os eleitores escolherão representantes para cargos gerais como, deputados, governadores, senadores e presidente da República. Nos dias 2 e 29 de outubro, primeiro e segundo turno, se houver, a votação será organizada em entidades educacionais por cidades de todo o Brasil, desde escolas municipais, estaduais, privadas e universidades

O local da votação é chamado de zona eleitoral. Visando organizar o funcionamento do pleito, a Justiça Eleitoral fez uma subdivisão dentro de cada zona, são as chamadas seções eleitorais

Imagine o exemplo de um cidadão que vota em uma escola “x”. Logicamente, essa instituição possui salas de ensino, e são justamente essas salas que consolidam a seção eleitoral.

As urnas eletrônicas são distribuídas em cada seção eleitoral, gerida por mesários que ficarão responsáveis por aquele espaço e tudo o que acontece dentro dele até o final do pleito eleitoral. Em resumo, a diferença entre zona e seção eleitoral é:

  • Zona eleitoral:  é a região geograficamente delimitada dentro de uma unidade da Federação, gerenciada por um cartório eleitoral, que centraliza e coordena os eleitores ali domiciliados. Pode ser composta por mais de um município ou por parte dele. 
  • Seção eleitoral: é o local onde são recepcionadas as pessoas que vão exercer o direito de voto no dia da eleição. Nela, funciona a mesa receptora de votos, composta de até seis mesários nomeados pelo juiz eleitoral.

Papel do título de eleitor nas eleições 2022

Por anos, o título de eleitor foi o principal documento na hora da votação. Ao ser apresentado junto a um documento de identificação oficial, como RG, carteira de trabalho ou de motorista, era permitida a entrada na seção eleitoral. Mas as coisas mudaram nas eleições 2022.

Embora a apresentação do título de eleitor físico não seja obrigatória, muitos eleitores ainda são apegados a ele. Considerando que não é um documento de uso frequente, pelo contrário, recorre-se a ele somente a cada dois anos, intervalo entre as eleições municipais e gerais, é bastante comum não tê-lo mais em mãos. 

Daí surgiu o e-Título, versão digital do título de eleitor. Lançado no ano de 2017, o aplicativo oferece uma série de funções cujo objetivo é facilitar a vida do eleitor brasileiro. 

O grande porém é que, ainda hoje, milhares de eleitores não conhecem o e-título e suas vantagens. Na plataforma o eleitor consegue encontrar uma variedade de informações correspondentes às eleições, assim como as seguintes funções:

  1. Registro do eleitor;
  2. Zona e Seção de voto;
  3. Endereço do voto;
  4. Nome do estabelecimento onde será o voto;
  5. Certidão de quitação eleitoral;
  6. Certidão de Crimes eleitorais;
  7. Justificativa de voto.

Para cadastrar o título de eleitor virtual e ter acesso ao documento no dia das eleições 2022, basta seguir este passo a passo:

Passo 1 – Preencha seus dados básicos

Abra o app e, após ler os termos de uso, clique em “Continuar”. Inclua informações como nome e filiação e toque em “Entrar no E-título”;

Passo 2 – Responda às perguntas corretamente

O sistema vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Selecione a questão correta e clique em “Próximo” até chegar ao final do questionário. Caso erre alguma, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou.

Passo 3 – Crie uma senha

Digite uma sequência de seis dígitos e repita-a no campo abaixo. Depois, clique em “Confirmar senha”.

Como consultar se minha situação está regular para as eleições 2022?

Mesmo que não seja obrigatório apresentar o título de eleitor físico para votar, o documento precisa estar regular perante a Justiça Eleitoral. Para verificar a situação do título, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título

No Portal do TSE, é só clicar no menu “Situação eleitoral” , que fica logo abaixo do menu “Autoatendimento ao Eleitor”. A consulta é rápida e gratuita, basta colocar o CPF ou o nome completo ou o número do título.

Por não estarem com os direitos políticos suspensos, podem votar também os presos provisórios e jovens que cumprem medidas socioeducativas, desde que possuam inscrição eleitoral regular.

Os presos provisórios são aqueles que estão sob custódia da Justiça, mas ainda não tiveram condenação definitiva. As regras que tratam sobre esse assunto com todos os detalhes constam da Resolução 23.669/2021.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.