Quando o cidadão deixa de pagar alguma conta feita em empresas, seu CPF pode ser incluso nos órgãos de proteção ao crédito. Por exemplo, o SPC, Serasa, Boa Vista, o que acaba dificultando o acesso a diversos serviços financeiros. Entre eles, o empréstimo, que garante a liberação de um dinheiro para pagamento em parcelas. No entanto, a Caixa Econômica Federal possuí uma linha para esse público.
Hoje no mercado o empréstimo consignado é uma opção interessante para quem tem o nome com restrição. No entanto, o consignado somente é liberado para aposentados, pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ou funcionário público. Quem não tem salário mensal fixo não consegue essa opção, por isso a Caixa Econômica trouxe um outro método.
Este tipo de crédito financeiro não é novidade, mas já usado há longos anos. Chama-se empréstimo por penhor, quando o cliente penhora um bem material de valor e deixa como garantia para o pagamento do empréstimo. Caso as parcelas não sejam pagas, o banco toma o bem e vende em leilão a fim de arcar com os cursos do contrato que não foi pago.
Caso o financiamento seja pago dentro do prazo e corretamente, o cidadão recebe o bem que deixou penhorado de volta. A ideia de deixar este objeto no banco é para garantia de que fará o pagamento do crédito corretamente. Isso porque, o cliente não tem como comprovar ser um bom pagador já que está com o CPF restrito.
Itens que podem ser penhorados
Deverão ser usados como objetivos de penhor no empréstimo da Caixa itens que sejam de valor. Quer dizer, que ao passar por uma avalista do banco possam ser reconhecidos por seu preço de mercado, passando para o banco a credibilidade em liberar o crédito.
São aceitos itens como:
- Joias;
- Canetas de valor;
- Relógios de valor;
- Pratarias de valor;
- Saldo do FGTS.
Como contratar empréstimo da Caixa por penhor
O primeiro passo para solicitar um empréstimo da Caixa penhorando um bem é buscando uma agência que possua avalista. Neste caso, a consulta acontece no site do banco por aqui. Será apresentado um filtro de busca, na opção “Tipo de atendimento” escolha “Agência por Penhor”.
Em seguida, siga o passo a passo:
- Encontre a agência Caixa com penhor;
- Vá à agência escolhida com os bens que pretende empenhar;
- Leve RG, CPF em situação regular e comprovante de residência;
- Seu bem será avaliado na hora por um funcionário do banco;
- Escolha o prazo do contrato. Lembrando que é possível renovar quantas vezes precisar;
- Você recebe seu dinheiro na hora.