ELEIÇÕES 2022: siga esse passo a passo para registrar seu voto pelo E-TÍTULO

Pontos-chave
  • O e-Título pode ser baixado até um dia antes das eleições 2022;
  • As ferramentas liberadas no sistema podem ser usadas para serviços eleitorais;
  • No dia da votação, o App substituí o título de eleitor impresso.

Os brasileiros obrigados a votar, pessoas de 18 a 69 anos, devem comparecer presencialmente no seu local de votação no dia 2 de outubro. No entanto, alguns serviços referentes a eleições 2022 podem ser realizados de maneira online, para isso é usado o aplicativo e-Título. O sistema é uma criação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e fica disponível até um dia antes da votação.

ELEIÇÕES 2022: siga esse passo a passo para registrar seu voto pelo E-TÍTULO qq
ELEIÇÕES 2022: siga esse passo a passo para registrar seu voto pelo E-TÍTULO (Imagem: FDR)

Até agosto deste ano, o TSE contabilizou mais de 554 mil downloads do aplicativo e-Título. A explicação pode ser o fato de que a tecnologia tem sido uma aliada fiel do brasileiro que busca por praticidade, na palma da sua mão é possível resolver diversos procedimentos sobre as eleições 2022 que demorariam horas em uma fila de espera no cartório eleitoral.

Pensando nisso, e buscando dar acesso a serviços que antes eram exclusivamente feitos de maneira presencial, o TSE tem atualizado o App. O depósito do voto acontece impreterivelmente com o comparecimento a zona eleitoral. Isso significa que para escolher o seu candidato de preferência será preciso comparecer até o local de votação.

Mas, para consultar a zona e seção eleitoral, justificar ausência ou ter acesso ao seu título de eleitor, pode-se usar o e-Título. A tecnologia inclusive dispensa apresentação de qualquer outro documento impresso caso o cidadão tenha cadastrado sua biometria. Ou deve estar acompanhado de um documento com foto para aqueles que não fizeram o cadastro.

Como criar cadastro no e-Título

Para usufruir dos serviços liberados no e-Título para as eleições 2022 é preciso baixar o aplicativo e criar o seu login. A fim de evitar que haja superlotação dos sistemas com acesso simultâneos, o TSE não vai permitir que no dia 2 de outubro sejam feitos novos cadastros. 

O App somente ficará disponível até o dia 1° e volta a funcionar em 3 de outubro. O mesmo vai acontecer para o segundo turno, bloqueando os acessos no dia 30 de outubro e voltando a funcionar no dia 31. Por isso, os interessados deverão se programar para que o aplicativo seja baixado, e o registro seja feito até um dia antes das eleições 2022.

Importância do e-Título no dia das eleições 2022

Tanto no dia 2 de outubro, para primeiro turno, como em 30 de outubro caso seja necessário um segundo turno, o e-Título poderá ser usado. Nessas datas das eleições 2022 o acesso ao App estará disponível para quem já tem o sistema baixado e o login feito.

De acordo com as ferramentas que são liberadas para este aplicativo, no dia das eleições o eleitor pode usá-lo para:

ELEIÇÕES 2022: siga esse passo a passo para registrar seu voto pelo E-TÍTULO
ELEIÇÕES 2022: siga esse passo a passo para registrar seu voto pelo E-TÍTULO (Imagem: FDR)

Como votar nas eleições 2022 usando o e-Título

A população que não tem o título de eleitor por alguma razão, poderá usar o aplicativo e-Título como substituto do documento impresso. Dessa forma, vai votar normalmente apenas mostrando o QR Code que foi gerado no App, mais um documento com foto para quem não cadastrou a biometria.

Todos podem usar deste sistema para votar nas eleições 2022. Estão proibidos de votar, independente de qual documento será apresentado, aqueles que estão em dívida com a Justiça Eleitoral. Porque, por exemplo, não votaram e nem justificaram sua ausência nas últimas três eleições.

Inclusive, para saber se está tudo em dia com o seu título, a consulta pode acontecer o App. Para usar o e-Título como documento de votação nas eleições 2022, siga o passo a passo:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile