- Com nova rodada confirmada, inscrição para o Auxílio Brasil de outubro está aberta;
- É preciso se inscrever no Cadastro Único para receber os depósitos do Governo Federal;
- Mesmo fazendo o CadÚnico, é preciso seguir algumas regras para receber o Auxílio Brasil.
A inscrição no Auxílio Brasil de outubro está aberta e nós vamos explicar o passo a passo para você se inscrever e receber os depósitos do Governo Federal.
Neste mês, mais de 20 milhões de famílias vulneráveis receberão os valores do programa.
Para receber o Auxílio Brasil é preciso seguir uma série de regras para que os depósitos sejam realizados regularmente.
Como se inscrever no Auxílio Brasil?
Para entrar no Auxílio Brasil e receber o pagamento de outubro, é necessário que o cidadão faça a inscrição no Cadastro Único.
O CadÚnico é a plataforma que agrupa os dados da população e armazena as informações socioeconômicos das famílias que desejam entrar nos programas sociais dos governos.
Pelo aplicativo do Cadastro Único é possível fazer um pré-cadastro para facilitar a inscrição na plataforma.
Se necessário, o aplicativo irá direcionar o futuro beneficiário do Auxílio Brasil à unidade mais próxima do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para completar o cadastro presencialmente.
Regras para entrar no Cadastro Único
Para entrar no Cadastro Único a família deve ter uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 606,00 ou três salários mínimos como renda familiar (R$ 3.636,00).
Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso:
- Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
- Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
- Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.
Além disso, é importante levar os seguintes documentos no CRAS:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- Carteira de Identidade (RG);
- Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor;
- Comprovante de residência atual.
Fiz o Cadastro Único, quando vou receber o Auxílio Brasil?
Ao fazer a inscrição no Cadastro Único, basta aguardar a análise do Governo para que você possa entrar no Auxílio Brasil.
Dessa forma, não é necessário realizar nenhum outro procedimento para ser aprovado no programa. No entanto, é necessário manter o CadÚnico sempre atualizado.
Caso as informações não estejam atualizadas, a família deixará de receber os depósitos mensais do Governo.