Auxílio Brasil tem inscrições abertas em outubro: Veja como se inscrever e receber os pagamentos do Governo

Pontos-chave
  • Com nova rodada confirmada, inscrição para o Auxílio Brasil de outubro está aberta;
  • É preciso se inscrever no Cadastro Único para receber os depósitos do Governo Federal;
  • Mesmo fazendo o CadÚnico, é preciso seguir algumas regras para receber o Auxílio Brasil.

A inscrição no Auxílio Brasil de outubro está aberta e nós vamos explicar o passo a passo para você se inscrever e receber os depósitos do Governo Federal.

Neste mês, mais de 20 milhões de famílias vulneráveis receberão os valores do programa.

Para receber o Auxílio Brasil é preciso seguir uma série de regras para que os depósitos sejam realizados regularmente.

Como se inscrever no Auxílio Brasil?

Para entrar no Auxílio Brasil e receber o pagamento de outubro, é necessário que o cidadão faça a inscrição no Cadastro Único.

O CadÚnico é a plataforma que agrupa os dados da população e armazena as informações socioeconômicos das famílias que desejam entrar nos programas sociais dos governos.

Pelo aplicativo do Cadastro Único é possível fazer um pré-cadastro para facilitar a inscrição na plataforma.

Se necessário, o aplicativo irá direcionar o futuro beneficiário do Auxílio Brasil à unidade mais próxima do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para completar o cadastro presencialmente.

Regras para entrar no Cadastro Único

Para entrar no Cadastro Único a família deve ter uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 606,00 ou três salários mínimos como renda familiar (R$ 3.636,00).

Para se inscrever no Cadastro Único, é preciso:

  • Ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
  • Para o responsável pela família, de preferência uma mulher, é necessário o CPF ou Título de Eleitor.
  • Exceção: no caso de responsável por famílias indígenas e quilombolas, pode ser apresentado qualquer um dos documentos abaixo. Não precisa ser o CPF ou o Título de Eleitor.

Além disso, é importante levar os seguintes documentos no CRAS:

  1. Certidão de Nascimento;
  2. Certidão de Casamento;
  3. CPF;
  4. Carteira de Identidade (RG);
  5. Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  6. Carteira de Trabalho;
  7. Título de Eleitor;
  8. Comprovante de residência atual.

Fiz o Cadastro Único, quando vou receber o Auxílio Brasil?

Ao fazer a inscrição no Cadastro Único, basta aguardar a análise do Governo para que você possa entrar no Auxílio Brasil.

Dessa forma, não é necessário realizar nenhum outro procedimento para ser aprovado no programa. No entanto, é necessário manter o CadÚnico sempre atualizado.

Caso as informações não estejam atualizadas, a família deixará de receber os depósitos mensais do Governo.

Ariel FrançaAriel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.