Estudante tem dívida do FIES REDUZIDA em mais de 90%. Saiba como fazer igual

Medida do Governo Federal possibilita redução da dívida com o FIES, os descontos podem chegar a 90%. O refinanciamento pode ser feito até o mês de dezembro desse ano; confira se você pode fazer o procedimento e demais informações importantes.

Estudante tem dívida do FIES REDUZIDA em mais de 90%. Saiba como fazer igual
Estudante tem dívida do FIES REDUZIDA em mais de 90%. Saiba como fazer igual (Imagem: FDR)

O Fundo de Financiamento Estudantil pode facilitar o acesso ao ensino superior, mas, também se tornar motivo de dor de cabeça. Afinal, o não pagamento das parcelas do FIES faz com que o nome do usuário seja negativado e juros passem a correr sobre a dívida.

Pensando em criar alternativas para diminuir a inadimplência junto ao programa, o Presidente Jair Bolsonaro instituiu uma medida provisória assinada em 2021 que foi aprovada pelo Congresso em 2022. Pela MP é possível conseguir descontos de até 90% sobre o valor total da dívida.

Felipe Costa é um dos usuários do FIES que se beneficiou das novas regras de renegociação.

O engenheiro civil tinha um débito de quase R$ 70 mil, isso porque esta desempregado desde 2018, quando concluiu o curso, com a renegociação ele conseguiu 97% de desconto, fazendo com que o valor caísse para R$ 5,8 mil, agora o jovem consegue pagar as 10 parcelas.

Renegociação FIES

Antes de tudo você precisa entender que o refinanciamento de dívidas com o FIES pode ser feito até 31 de dezembro desse ano; além disso, é necessário observar em qual perfil você se enquadra:

Financiamento sem atraso

Financiamento com atraso de 90 dias

Para quem foi beneficiário do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico as regras são específicas:

Financiamento com atrasos de mais de 365 dias

Financiamento com atrasos de mais de 5 anos

O refinanciamento pode ser solicitado através do banco responsável pela dívida:

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile