O NUBANK vai SAIR do Brasil? Empresa se pronuncia sobre seu futuro

Após surgirem boatos de que o Nubank iria encerrar suas operações no Brasil, o banco digital comunicou os clientes que permanecerá forte no país. A fintech publicou um texto em seu blog oficial que orienta os clientes a não acreditarem em fake news. 

Os boatos sobre a saída do Nubank do país começaram depois que a Nu Holding, proprietária do banco digital, comunicou ao mercado que está mudando seus BDRs (recibos de ações negociadas no exterior) do nível 3 para o nível 1 da Bolsa de valores  brasileira. A partir desta mudança, a empresa vai cancelar seu registro de companhia aberta no Brasil.

“O Nubank não vai fechar no Brasil. Nós apenas anunciamos, em setembro de 2022, uma mudança no nosso programa de BDRs, que diz respeito a quem é investidor do Nubank ou NuSócio, mas não afeta os clientes que usam os produtos e serviços do Nubank”, explicou a empresa em seu site oficial.

A comemorada abertura de capital (IPO, em inglês) do Nubank com dupla listagem na Bolsa de Nova York, durou cerca de nove meses e terminou com o banco anunciando que não irá mais listar seus ativos diretamente no Brasil.

A alegação para esta decisão é a de “maximizar a eficiência e minimizar redundâncias” de ser uma empresa aberta em mais de uma jurisdição. O banco digital disse que, a partir desta decisão, irá reduzir cargas de trabalho duplicadas desnecessárias em requisitos regulatórios.

Empresas que possuem BDR Nível 3 precisam, por exemplo, apresentar a demonstração financeira seguindo a norma brasileira, o que não é necessário para aquelas que têm BDR Nível 1. Em casos como este, as informações que devem ser divulgadas precisam  seguir o padrão da jurisdição em que a ação original é listada.

Mesmo migrando do Nível 3 para o Nível 1, o Nubank garantiu que seguirá traduzindo para o Português todos os documentos exigidos pela SEC (Securities and Exchange Comission) como forma de “apoiar a simetria entre as informações publicamente disponíveis para ambos os mercados”. Todos os arquivos serão disponibilizados no site de relações com investidores da fintech.

O que fazer se você possui BDRs do Nubank

Quem possui BDRs do Nubank pode optar por três caminhos: trocar os recibos por ações negociadas nos Estados Unidos; trocar o BDR de nível 3 por um novo, de nível 1  ou realizar a venda dos BDRs em Bolsa brasileira ou americana, em “processo de venda facilitado” que será instituído pela empresa. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.