Entre os grandes bancos do país, o Banco do Brasil era observado como um dos mais defasados na área de tecnologia. Apesar disso, desde quando o Fausto Ribeiro se tornou presidente, no começo do ano passado, uma das prioridades foi acelerar a inovação e a transformação digital.
De forma progressiva, o Banco do Brasil vem se expondo à área de tecnologia. Exemplo disso foi a reunião que o banco realizou na semana passada. O encontro anual de um dos maiores bancos do país foi promovido em formato híbrido, com uma parte dentro do metaverso.
No encontro, foram discutidas as estratégias, negócios e resultados para um futuro mais digital — e também mais próximo dos clientes. Esta foi a primeira reunião pública com o mercado investidor feita com a experiência disponível no metaverso.
Conforme apurado pelo Valor, o presidente do Banco do Brasil informou que a instituição se encontra em um contexto de rápidas alterações, com novas tecnologias sendo desenvolvidas. Na área, foram realizados investimentos de R$ 20 bilhões.
O vice-presidente de negócios digitais e tecnologia do Banco do Brasil, Marcelo Lima, reconheceu que o banco vem se esforçando para otimizar a transformação digital. Com isso, o banco visa tirar um atraso observado no passado.
Soluções digitais do Banco do Brasil
Com somente um clique os clientes do Banco do Brasil podem contar com diversas soluções digitais. Os serviços oferecidos são pensados para que o usuário consiga gerenciar a conta — e movimentar quando e onde preferir.
Sem precisar comparecer a alguma agência, clientes do Banco do Brasil podem realizar ações como transferir valores, financiar um imóvel, fazer empréstimo, efetuar pagamentos e investir no próprio patrimônio.
Entre as soluções oferecidas, estão:
- Abertura de conta BB: diretamente pelo aplicativo BB, os clientes podem fazer todas as operações
- Aplicativo Ourocard: consulta de fatura, solicitação de bloqueio, autorização de utilização do exterior, entre outros
- Aplicativo Investimentos BB: os usuários podem contar com um home broker e organizar as aplicações em somente um lugar
- Assistente de Voz: no Google Assistente, as consultas e pagamentos podem ser realizadas por comando de voz
- WhatsApp BB: pelo aplicativo de mensagens, os clientes podem conversar com o BB e efetuar diversas operações bancárias
- Open Finance: os clientes podem autorizar que o BB descubra mais informações, para que consiga oferecer as melhores condições do que a pessoa escolher