Não recebeu a RESTITUIÇÃO do IMPOSTO DE RENDA? Veja como contestar a Receita Federal

Pontos-chave
  • A Receita Federal encerra o pagamento da restituição do IRPF neste mês;
  • Todas as declaração que estavam corretas serão pagas até o dia 30;
  • Quem caiu na malha fina deve fazer a correção.

Nesta sexta-feira (23) a Receita Federal deixou disponível a consulta do último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Este pagamento vai encerrar o calendário de cinco depósitos e saques que estão sendo distribuídos desde maio deste ano. O grupo que encerra o cronograma vai receber o dinheiro na conta na próxima semana, dia 30 de setembro.

Não recebeu a RESTITUIÇÃO do IMPOSTO DE RENDA? Veja como contestar a Receita Federal
Não recebeu a RESTITUIÇÃO do IMPOSTO DE RENDA? Veja como contestar a Receita Federal (Imagem: FDR)

Caso o contribuinte tenha efetuada a consulta da restituição do Imposto de Renda e não tenha sido contemplado, provavelmente a sua declaração caiu na malha fina. Nesse caso será preciso apresentar uma nova declaração com os dados todos corrigidos, contestando a decisão da Receita Federal e ficando em dia com as suas obrigações. Somente assim o dinheiro poderá ser liberado.

A Receita informou que neste último lote foram contemplados 1.220.501 contribuintes, com isso o pagamento de todas as restituições de 2022 que não apresentaram erros foi concluído. Apenas neste depósito que acontecerá em 30 de setembro foram liberados R$ 1,9 bilhão. O valor ficou dividido assim:

R$ 221 milhões para o grupo prioritário:

  • idosos acima de 80 anos (5.201 pessoas)
  • contribuintes entre 60 e 79 anos (36.492 pessoas)
  • contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (4.247 pessoas)
  • contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério (15.378 pessoas)

Enquanto isso, R$ 1,16 milhão será depositado para quem não tem prioridade legal. Este pagamento também será de lotes residuais, isto é, de restituições de anos anteriores que não foram pagas porque o contribuinte caiu na malha fina. Depois de corrigir a sua declaração, ele passa a ter direito ao pagamento.

Como consultar restituição do Imposto de Renda

Quem não foi beneficiado nos lotes anteriores, pode consultar a restituição do Imposto de Renda para verificar se finalmente o dinheiro cairá na conta. Existem duas maneiras de fazer isso, sendo que o método que utiliza o site da Receita Federal é o mais simples.

No site:

  • Acesse o site da Receita Federal e clique em “Imposto de Renda”;
  • Agora, escolha a opção “Consultar restituição” e depois “Iniciar”;
  • Informe: CPF, ano, data de nascimento e confirme;
  • O sistema vai informar a data de depósito do pagamento e se há valor a restituir.

No aplicativo:

  • Acesse o aplicativo Meu Imposto de Renda e faça login;
  • Selecione “Consultar restituição”;
  • O sistema vai informar a data de depósito do pagamento e se há valor a restituir.

Não recebi a restituição do IRPF, e agora?

Caso não tenha sido incluso neste último lote de pagamentos da restituição do Imposto de Renda, o contribuinte não vai receber o depósito na próxima sexta-feira (30). Isso significa que a declaração caiu na malha fina, provavelmente porque existem erros nos dados que foram enviados.

Outro motivo que incluí o cidadão na malha fina é ter sonegado imposto, ou seja, não ter declarado algo que adquiriu ou que vendeu. Ao fazer o cruzamento de informações em outros bancos de dados, a Receita Federal percebe que faltou incluir alguns valores importantes e deixa a declaração represada.

Em setembro a Receita vai emitir e enviar 444 mil cartas alertando o cidadão que ele caiu na malha fina. Tendo recebido essa notificação o contribuinte deve fazer uma declaração retificadora e enviar para o sistema que vai analisar novamente. Caso tenha direito e fazendo as correções devidas, o contribuinte é incluso em um lote residual da restituição do Imposto de Renda. 

Como contestar a decisão da Receita Federal

Para saber se caiu na malha fina e qual foi o motivo, o cidadão deve acessar o e-CAC, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda”. Em seguida, na aba “Processamento” escolha “Pendências na malha”. O processo de correção acontece logo em seguida.

Declaração retificadora:

Válida quando há erros de digitação, valores colocados errados, ou falta de informações. Neste caso:

  • Acesse o App Meu Imposto de Renda ou o programa do IRPF 2022;
  • Selecione a opção “Extrato de processamento” e escolha a declaração do ano a ser corrigido;
  • Agora, escolha “Retificação” e corrija todas as informações.

Quando o cidadão receber um termo de intimação fiscal:

  • Acesse o sistema e-Defesa, informar o seu CPF, o número do Termo de Intimação Fiscal e preencher o Termo de Atendimento da Intimação; ou
  • Acesse o sistema e-Processo, no e-CAC, e selecionar a opção Solicitar Serviço via Processo Digital Escolha a área de concentração: Malha Fiscal IRPF;
  • Selecione o serviço Atender Termo de Intimação;
  • Informe o número do Termo de Intimação Fiscal no campo correspondente;
  • Solicite a juntada do Termo de Atendimento da Intimação e dos documentos solicitados no Termo de Intimação Fiscal;
  • Os arquivos deverão ser separados por tipo. Exemplo: comprovante de rendimentos, comprovante de despesas médicas.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com