9 em cada 10 brasileiros têm a MESMA opinião sobre aplicativos de BANCOS

Ao longo da pandemia do coronavírus, diversos hábitos da população foram alterados e alguns outros foram impulsionados. Este é o caso de bancos, que entre janeiro de 2020 a junho de 2021, ganharam 38 milhões de novos clientes, segundo dados do Banco Central. 

A transformação do setor bancário acelerou novas tecnologias, que foram bem recebidas pelos consumidores. Esse contexto se reflete na alta porcentagem de brasileiros com apps bancários instalados em seus smartphones, representando 94% dos usuários de aplicativos.

Este dado faz parte do estudo “Super Apps – Estudo do Comportamento do Consumidor e Marcas”*, realizada pela ILUMEO, consultoria de inteligência focada em dados e tecnologia. O alto resultado é constante tanto na classe A (94%) quanto nos consumidores das classes econômicas B (97%) e C (94%). Para se ter um parâmetro de comparação, o estudo aponta a penetração dos apps bancários fica atrás apenas da penetração de apps de redes sociais, presentes em 96% dos celulares.

Esses dados mostram que os bancos e fintechs não têm mais o desafio de fazer os seus clientes aderirem ao apps, que já se tornou um comportamento padrão para quase todos que tem smartphone. Agora, o desafio dessas empresas é conseguir atrair clientes dos concorrentes. É convencer os consumidores que vale a pena trocar de banco ou, pelo menos, incluir mais um app financeiro no seu celular.

Além dos consumidores, o mercado financeiro viu o aumento da oferta de produtos e empresas disparar nos últimos anos. De acordo com o estudo Global Digital Banking de 2021, houve crescimento de 73% dos usuários brasileiros com contas exclusivamente digitais, e 44% da população brasileira utiliza serviços de fintechs.

A atratividade dos aplicativos pode contribuir nessa disputa “cliente a cliente” angariada entre bancos tradicionais, carteiras digitais e fintechs. A pesquisa da ILUMEO mostra que apesar do grande número de usuários de aplicativos do segmento, os consumidores não são tão atraídos a usarem os apps desta categoria. “O tempo de uso e envolvimento dos consumidores é maior em todos os outros tipos de aplicativos (compras, delivery, mobilidade, jogos). 

Os bancos que querem se tornar super apps têm um desafio de mudança de comportamento e ganho de relevância muito grandes”, explica Otavio Freire, sócio e head of Science da ILUMEO.

Ilumeo

A Ilumeo é uma consultoria de inteligência focada em dados e tecnologia que usa métodos científicos para ajudar no crescimento dos negócios de seus clientes. A empresa tem 11 anos de história e mais de 700 projetos com grandes empresas nacionais e multinacionais. 

YouTube video player
Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile