Preocupado com a INFLAÇÃO? Estes objetos podem te PROTEGER

Você possui objetos de luxo na sua casa? Atualmente, os melhores estoques de valor para manter são artigos de luxo, como relógios da marca Rolex ou bolsas Chanel. De acordo com pesquisadores do Credit Suisse, o preço dos Rolex mais raros vendidos em leilões dispararam 33% no ano passado, ao passo que as bolsas Chanel estão 24,5% mais caras.

No entanto, o mercado de objetos colecionáveis pode ter seus caprichos. No ano de 2020, o item mais valorizado era a bolsa Hermès Birkin, com valorização de cerca de 30%. No ano anterior, estavam no topo as joias  modernas produzidas entre 1945 e 2000, que cresceram mais de 20%. 

Isto pode parecer obra do acaso, mas não é totalmente isso. De acordo com o relatório realizado pelo Credit Suisse que recebeu nome de “Colecionáveis entre a incerteza elevada e a inflação” os itens foram organizados em três níveis de volatilidade: alta, média e baixa.

No grupo dos últimos três anos, o nível de alta volatilidade incluía obras de arte do pós-guerra e contemporâneas, pinturas britânicas e arte chinesa, juntamente com ativos financeiros como ouro, commodities, ações mundiais e private equity.

Já no nível médio, aparecem as obras de renomados mestres e impressionistas, automóveis clássicos e vinhos, e ainda títulos e fundos de hedge. Também integra este nível a bolsa Birkin. Já no nível de baixa volatilidade estão os relógios e joias, além de bolsas Chanel.

Como será o futuro?

Agora pensando no futuro, quando os preços destes ativos caírem, as taxas de juros aumentaram e a inflação ficar apertada, foi previsto pelo Credit Suisse que após um bom começo de ano em 2022, é provável que itens colecionáveis registrem desempenho mais fraco do que em 2021.

O relatório mostrou que a melhor proteção contra a inflação é através das bolsas Chanel, relógios de pulso, como os da marca Rolex e obras de arte tradicionais chinesas. Por outro lado, itens mais propensos a sofrer com período de inflação alta são vinhos finos e obras de arte americanas e latino-americanas.

Mas calma! Antes de investir seu dinheiro em itens como estes, lembre-se de que é mais fácil desenvolver gráficos de preços de relógios Rolex em alta do que lucrar com artigos colecionáveis.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.