Às vésperas das eleições de 2022, o Governo Federal aumentou em dez vezes o orçamento com propagandas sobre o Auxílio Brasil. Dados concedidos através da Lei de Acesso à Informação apontaram que os gastos registrados ultrapassam o montante de R$ 28 milhões a partir de junho deste ano.
No período analisado entre os meses de abril e maio, o investimento com a publicidade do Auxílio Brasil era de apenas R$ 2 milhões. Logo, nota-se um saldo surpreendente na margem de R$ 26 milhões em seis meses. Ao apurar o decorrer dos últimos nove meses do ano, o investimento do Governo Federal soma R$ 36 milhões.
Do total mencionado, R$ 2,6 milhões se referem à produção de peças publicitárias do Auxílio Brasil, enquanto os R$ 34 milhões foram aplicados exclusivamente com a veiculação. Aproximadamente, 77% do valor equivale somente ao mês de junho de 2022.
Se tratando das veiculações, um total de 1.417 inserções foram feitas na rede televisiva nacional. No entanto, outras 2.285.617 inserções foram realizadas na mídia exterior, contando com painéis e propagandas em ônibus.
A justificativa apresentada pelo Ministério da Cidadania acerca dos gastos excessivos com a propaganda do Auxílio Brasil nos últimos meses se refere aos anúncios na TV, que “possuem valores absolutos mais elevados”. Em contrapartida, nos meses de abril e maio a estratégia era voltada exclusivamente às mídias sociais.
Auxílio Brasil de R$ 600
O Auxílio Brasil tem sido usado como a marca da campanha do presidente da República e candidato às eleições de 2022, Jair Bolsonaro. Esta é a razão pela qual o chefe do Executivo Federal demonstrou tanto empenho na aprovação e promulgação da PEC dos Benefícios, que proporcionou um aumento de R$ 200 na mensalidade do programa, que agora paga R$ 600.
Embora o Auxílio Brasil de R$ 600 trata-se de uma medida temporária, tem sido o ponto forte da campanha eleitoral de Bolsonaro. O presidente, inclusive, tem feito várias promessas respaldadas na manutenção do valor em 2023 e também sobre a concessão de um abono de R$ 200 para os beneficiários que conseguirem emprego com carteira assinada ainda em 2022, elevando o benefício para R$ 800.
No entanto, é importante explicar que ambas as menções não passam de promessas de campanha, tendo em vista que é preciso que sejam aprovadas pelos parlamentares para terem validade legal dentro da previsão orçamentária anual.
Mas este não parece ser um impasse para Bolsonaro. Exemplo são os gastos extremos na veiculação de propagandas do Auxílio Brasil, visando chamar a atenção do maior número de eleitores possível.