Último lote da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda é pago na próxima semana. Veja quem recebe

A Receita Federal deve liberar a consulta do quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda (IR) na próxima sexta-feira, (23). Como de costume, os contribuintes terão o prazo de uma semana para verificar o direito aos valores e constatar se foi ou não alvo da malha fina

Último lote da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda é pago na próxima semana. Veja quem recebe
Último lote da RESTITUIÇÃO do Imposto de Renda é pago na próxima semana. Veja quem recebe. (Imagem: FDR)

De acordo com o calendário oficial, o pagamento do último lote da restituição do Imposto de Renda acontecerá no dia 30 de setembro, (sexta-feira). O contribuinte que, porventura, cair na malha fina do IR, deve se atentar ao envio da declaração retificadora para regularizar a situação perante o fisco. 

De acordo com o balanço fechado até o terceiro lote da restituição do Imposto de Renda, foi feita a distribuição de um montante de R$ 6 bilhões entre 4.462.564 contribuintes. Deste total, R$ 265.909.045,61 foram destinados aos contribuintes com prioridade legal.

Já no quarto lote da restituição do Imposto de Renda, estiveram os 4.362.766 contribuintes não prioritários, mas que enviaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de maio de 2022. O saldo foi pago com direito à correção de 3,05% pela taxa básica de juros da Selic.

Consulta da restituição do Imposto de Renda

A consulta à restituição é feita apenas a partir da data em que a Receita libera as informações. É possível saber se vai receber por meio do site: receita.fazenda.gov.br ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. Há ainda a possibilidade de fazer a consulta no Portal e-CAC, que é o Centro de Atendimento Virtual da Receita.

A consulta é aberta às 10h, apenas na internet. No e-CAC, ela pode ser feita antes, mas não haverá informação específica sobre o lote. O contribuinte consegue apenas conferir a situação de sua declaração.

No e-CAC, é preciso informar a senha do Gov.br. No site da Receita, o cidadão digitar seu CPF, data de nascimento e demais dados solicitados. Confira o passo a passo abaixo:

Consulta pelo site da Receita Federal

  1. Acesse o site www.receita.economia.gov.br;
  2. Clique em “Imposto de Renda”;
  3. Na página seguinte, vá em “Consulta a Restituição”;
  4. Em “Etapas para a realização deste serviço”, clique em “Consultar Restituição IRPF”;
  5. Informe CPF, data de nascimento, caracteres que estão na tela e vá em “Consultar”
  6. Em seguida, aparecerá as informações sobre sua restituição.

Consulta pelo portal e-CAC

  1. Acesse o Portal e-CAC e vá em “Entrar com gov.br”;
  2. Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”;
  3. Depois, digite a senha e vá em “Entrar”;
  4. Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”;
  5. No topo da página seguinte deve estar escrito “Declaração em Fila de Restituição”;
  6. Se a restituição entrar neste lote, quando a consulta começar haverá a informação de que o pagamento foi liberado e será feito no dia 31.

Pagamento da restituição do Imposto de Renda

Os depósitos da restituição do IRPF serão efetuados em conta corrente ativa, a mesma informada pelo contribuinte durante o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Na hipótese de qualquer inconsistência, o saldo ficará disponível no Banco do Brasil, cujo saque pode ser feito no prazo de um ano. 

Neste cenário, é possível agendar o depósito dos valores através dos seguintes canais:

  • Portal do Banco do Brasil;
  • Central de Relacionamento do BB pelos telefones: 4004-0001 (capitais); 0800-729-0001 (demais localidades); e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.