ITA reabre inscrições para VESTIBULAR 2023 e muda regra importante

Com a reabertura do prazo, os candidatos têm até a próxima semana para se inscrever no vestibular 2023 do ITA. O período de inscrições foi reaberto após o anúncio de uma importante mudança que deve ampliar o acesso aos cursos oferecidos pelo instituto; confira qual foi essa alteração.

ITA reabre inscrições para VESTIBULAR 2023 e muda regra importante
ITA reabre inscrições para VESTIBULAR 2023 e muda regra importante (Imagem: FDR)

O vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, é um dos mais concorridos do país. O que se justifica por conta da qualidade do seu ensino. No início dessa semana o ITA publicou o edital de reabertura do processo seletivo para ingresso no próximo ano.

Com isso os vestibulandos têm até 27 de setembro para se inscrever através do site oficial; qualquer candidato poderá se inscrever, não só os contemplados pela mudança na seleção.

Mudança no vestibular ITA 2023

O prazo foi reaberto, pois, a partir de agora pessoas com deficiência física poderão participar do vestibular ITA.

Esse é um importante passo para a aplicação de oportunidades para PCD em cursos de engenharia.

“Essas mudanças são um marco para o ITA, que está permanentemente imbuído do esforço de acompanhar as evoluções em nossa sociedade, com o intuito de promover um ensino superior de alto nível no país, da forma mais abrangente dentro de nossas possibilidades”, afirma o Reitor do ITA, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia.

Confira abaixo um trecho do texto publicado pelo Instituto em sua página oficial:

De forma pioneira, a Força Aérea Brasileira (FAB) vai oferecer a oportunidade dos jovens brasileiros, notáveis na esfera do conhecimento científico e que poderiam ser eliminados do certame devido às condições de saúde, de terem acesso à formação única e de alto nível proporcionada pelo ITA, por meio da reabertura das inscrições ao Concurso desse ano.

A mudança visa possibilitar ao candidato não optante à carreira militar, que for reprovado na fase de Inspeção de Saúde do Concurso, solicitar ao Comandante da Aeronáutica, isenção para ingressar no Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR). Os requerentes deverão, obrigatoriamente, ser avaliados por uma Equipe Multidisciplinar, que analisará se o projeto pedagógico do ITA tem condições de atender às necessidades educacionais especiais do candidato reprovado, de forma individualizada, de maneira que não decorra incompatibilidade para o desempenho das atividades escolares do ITA”.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.