ELEIÇÕES 2022: saiba qual a ordem dos CARGOS na urna e como fazer a votação

As eleições 2022 acontecem em 2 de outubro, quando pelo menos 156 milhões de eleitores devem ir às urnas depositar seu voto. Além dos candidatos à presidência da República, outros cargos tão importantes quanto esse devem ser escolhidos durante esse período. Como o de: deputado estadual, deputado federal, senador e governador do estado.

ELEIÇÕES 2022: saiba qual a ordem dos CARGOS na urna e como fazer a votação
ELEIÇÕES 2022: saiba qual a ordem dos CARGOS na urna e como fazer a votação (Imagem: FDR)

A cada quatro anos os eleitores brasileiros devem escolher os políticos que vão representar a população em nível estadual e federal. Dessa vez, nas eleições 2022 serão preenchidas as vagas para um presidente da República, 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.

Na urna o cidadão vai escolher um candidato para cada cargo, o que no fim das contas significa que são cinco nomes a serem escolhidos, mas para funções diferentes. Existe também a opção do eleitor votar nulo ou branco, ou, nos casos de deputado federal, estadual/distrital, o voto pode ser dado para legenda.

Fica autorizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o uso de uma “cola”, isso é, um papel com os números que deverão ser digitados na urna. Mas esta cola precisa ser impressa, ou seja, estar realmente em papel porque foi proibido o uso do celular nas cabines de votação. 

O eleitor que for votar portando o celular deve deixar o aparelho com um mesário da sala de votação, e retirá-lo depois de ter depositado seu voto na cabine. A decisão é para que não haja compra de votos, que podem ser confirmadas quando o eleitor fotografa a sua participação nas eleições.

Ordem de votação nas eleições 2022

Diferente das últimas eleições em que o eleitor precisou escolher apenas um nome para vereador, e um nome para prefeito, dessa vez são cinco candidatos a serem escolhidos. Como as eleições 2022 são a nível estadual e federal, será preciso ter mais atenção. A ordem de escolha acontecerá assim:

  1. Deputado federal – quatro número
  2. Deputado estadual – cinco números
  3. Senador – três números
  4. Governador – dois números
  5. Presidente da República – dois números

Para confirmar que o número digitado corresponde ao candidato que o eleitor escolheu, a urna vai mostrar a foto do político, seu nome, além da sigla e do cargo em disputa. Caso tenha digitado errado basta clicar em “Corrigir” e refazer o seu voto. Se estiver tudo certo é preciso clicar em “Confirmar” para validar seu voto. 

Quem vai votar pela primeira vez, ou não lembra mais como funciona o sistema, pode acessar o simulador de voto do TSE por aqui

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com