O cartão do Auxílio Brasil já chegou às mãos de cerca de 3,2 milhões de beneficiários. A distribuição feita pelo Ministério da Cidadania priorizou os cidadãos que residem em cidades cujo atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) é escasso.
De acordo com o Governo Federal, a criação de um novo cartão próprio para o programa tem o intuito de modernizar e facilitar o recebimento e uso do Auxílio Brasil.
Até então, somente cerca de 14 milhões de beneficiários possuíam uma ferramenta semelhante. São aqueles que faziam parte do antigo Bolsa Família e foram incluídos na folha de pagamento da nova transferência de renda.
A este grupo, a pasta competente concedeu o direito de continuar usando o cartão do antigo programa. Agora, os contemplados com os novos cartões do Auxílio Brasil poderão contar com um sistema de segurança totalmente moderno, capaz de reduzir as chances de clonagem.
De acordo com o Ministério da Cidadania, até agora já foram emitidos 3,2 milhões de unidades do novo cartão do Auxílio Brasil com chip. A previsão é para que as primeiras remessas atendam cerca de 6,6 milhões de famílias incluídas no programa a partir de novembro de 2021.
Solicitação do cartão do Auxílio Brasil
O cartão do Auxílio Brasil será enviado pelos Correios e entregue diretamente no endereço do que o beneficiário registrou no Cadastro Único (CadÚnico). Portanto, não há nenhuma iniciativa de solicitação da ferramenta a ser tomada para receber a ferramenta.
O que o beneficiário pode fazer é manter a inscrição no CadÚnico atualizada. Mudanças de endereço, telefone ou composição do grupo familiar são essenciais e às quais é preciso ter bastante atenção.
A atualização cadastral pode ser feita pelo site ou aplicativo do Cadastro Único. As plataformas recentemente reestruturadas oferecem estes serviços:
- Consulta por CPF;
- Consulta simples;
- Consulta completa;
- Pré-cadastro;
- Comprovante de cadastro;
- Atualização cadastral por confirmação;
- Meus benefícios;
- Postos de atendimento.
Para atualizar os dados, basta apresentar todos os documentos pessoais do representante familiar e de todo o grupo que reside na mesma casa, os mesmos fornecidos durante a inscrição. A atualização deve ocorrer, obrigatoriamente, a cada dois anos, ou quando houver qualquer mudança na estrutura familiar, como endereço, nascimento ou morte.
Benefícios do cartão do Auxílio Brasil
- Saques em bancos 24h, limitados a 2 por mês;
- Recebimentos e transferências ilimitados pelo PIX;
- Transferências para contas de outros bancos, limitada a três por mês;
- Saques em terminais de autoatendimento, unidade lotérica e/ou correspondente bancário, limitado a dois por mês;
- Transferências ilimitadas entre contas da Caixa Econômica Federal.