RESTITUIÇÃO do IRPF: novo lote pode ser consultado a partir desta semana

O último lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) será pago na próxima semana, em 30 de setembro. Como de costume, a Receita Federal permite que uma semana antes os contribuintes consultem o portal para descobrir se serão beneficiados neste mês. Esta é a última oportunidade de receber a restituição de forma regular.

RESTITUIÇÃO do IRPF: novo lote pode ser consultado a partir desta semana
RESTITUIÇÃO do IRPF: novo lote pode ser consultado a partir desta semana (Imagem: Montagem/FDR)

No dia 23 de setembro, sexta-feira, fica disponível a consulta da restituição do IRPF. O quinto e último lote vai beneficiar aqueles que entregaram a declaração do Imposto de Renda dentro do prazo, ou fizeram a correção do documento. O valor a ser pago foi informado logo quando o cidadão enviou sua declaração, mas ainda vai ser corrigido conforme a taxa Selic, como acontece todos os meses.

Quem envia a declaração antes, tem chances maiores de receber a restituição logo nos primeiros lotes, desde que esteja tudo correto. Quem prefere enviar o documento depois, perto do fim do prazo, acaba recendo o pagamento nos depósitos finais porque demora mais tempo para a Receita Federal contabilizar os envios.

A consulta sobre a data de pagamento da restituição do IRPF acontece online, podendo ser feita tanto no site da Receita Federal quanto no aplicativo Meu Imposto de Renda. A forma mais fácil ainda é o site da Receita porque não exige nenhum tipo de login, sendo necessário informar dados básicos do contribuinte.

Como consultar a restituição do IRPF

O valor da restituição do IRPF será depositado na conta bancária que foi informada durante o envio da declaração. Caso tenha direito ao pagamento, mas a quantia não chegue ao cidadão nesta conta, o resgate pode acontecer no prazo de 1 ano em uma agência do Banco do Brasil, ou no Portal BB.

Consulta no App Meu Imposto de Renda:

Consulta no site da Receita Federal:

Quem não recebeu em nenhum dos cinco pagamentos deste ano, pode ter caído na malha fina. Neste caso, será preciso apresentar a correção da declaração em “retificar” no App Meu Imposto de Renda ou no site da Receita.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile