Projeto deve FAVORECER as contratações na área de tecnologia

A área de tecnologia segue bombando em todo o país, seja na oferta de cursos ou na abertura de vagas de emprego. Um projeto submetido ao Senado no final do mês de agosto deve aumentar ainda mais a contratação de profissionais nessa área.

Projeto deve FAVORECER as contratações na área de tecnologia
Projeto deve FAVORECER as contratações na área de tecnologia (Imagem: FDR)

Você já deve ter visto aqui no FDR ou em outros canais de notícias sobre a alta demanda de profissionais da área de tecnologia.

Reflexo disso são os altos salários oferecidos pelas empresas para atrair os profissionais.

Agora, uma nova ação deve estimular ainda mais a contratação desses trabalhadores. Um projeto de autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) foi Senado em 30 de agosto, aguarda tramitação, e pode favorecer patrões e funcionários.

Projeto estimula a contratação de profissionais da área de tecnologia

Pela  PL 2.369/2022, as pessoas jurídicas poderão deduzir do lucro tributável pelo Imposto de Renda os encargos de contratação de jovens e de desempregados por mais de 12 meses, na área de tecnologia.

A ideia é fazer com que as empresas contratem mais jovens com idade entre 15 e 29 anos e que vão atuar como:

“condutor de processos robotizados, pesquisa de engenharia e tecnologia, implementação de processos robotizados, analista de tecnologia da informação e tecnologias 3D”.

GOVERNO VAI EXCLUIR ESSAS FAMÍLIAS DO AUXÍLIO BRASIL EM BREVE!

Se aprovada, a PL deve beneficiar aumentar a contratação de jovens para assumirem outros cargos relacionados à tecnologia. No entanto, essa dedução será aplicada a cada trabalhador apenas uma vez e por um período de 3 anos; depois desse prazo a empresa ainda deve permanecer com o trabalhador por mais 2 anos.

“As profissões tecnológicas são uma tendência no país, pois demandam formação mais rápida e direcionada para atender mais rapidamente à demanda do mercado. As formações tecnológicas prestam um importante serviço aos profissionais, pois oferecem a oportunidade de estes serem absorvidos mais rapidamente pelo mercado, com renda diferenciada e realização profissional”, justifica o Senador Mecias de Jesus.

Mecias ainda justifica o projeto citando que a área de tecnologia tem a maior carga tributária no país; reduzir esses encargos então poderá aumentar o poder de contratação das empresas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile