Especialistas dão DICAS de como preparar o BOLSO para 2023

No final deste ano, os mercados ainda seguem repletos de incertezas. Mesmo com a chegada de 2023, o mercado local ainda deve enfrentar alguns desafios. Em meio a isso, analistas da XP dão dicas de como preparar o bolso para o próximo ano.

Especialistas dão DICAS de como preparar o BOLSO para 2023
Especialistas dão DICAS de como preparar o BOLSO para 2023 (Imagem: Montagem/FDR)

Algumas incertezas ainda persistem no final de 2022, como a inflação maior, choque nas commodities e chegada do período eleitoral no Brasil. Apesar disso, especialistas da XP observam oportunidades para o bolso.

As perspectivas fazem parte do relatório Contagem Regressiva para 2023: As oportunidades geradas na incerteza e como aproveitá-las.

No panorama global, a XP considera que algumas perguntas ainda não foram respondidas:

  • Se o aumento dos juros observado até o momento será suficiente para que a inflação volte à normalidade;
  • Se estamos a caminho de uma recessão da economia. No Brasil, é necessário observar não somente as Eleições 2022 mas também o panorama fiscal, enquanto possíveis pressões adicionais aos gastos podem afetar os próximos anos.

Possíveis cenários no mundo e dicas para preparar o bolso

Os especialistas da XP, de modo geral, observam três possíveis cenários se desenrolando no planeta: inflação alta e persistente; recessão da economia; ou um pouso suave econômico, em que a inflação voltaria à normalidade sem uma recessão.

Em cada um destes panoramas, a XP entende serem importantes “ativos reais, renda fixa e uma diversificação bem trabalhada”.

Ao considerar quem investe na bolsa de valores, para investidores que aplicam com um horizonte de longo prazo, os analistas entendem que vale a pena seguir alocando.

Historicamente, em situações em que o P/L (Preço/Lucro) do Ibovespa — principal índice da B3 — esteve nos mesmos níveis atuais, os especialistas destacam que “a bolsa entregou fortes retornos nas janelas de tempo posteriores”.

Apesar disso, a XP ressalta que “não existe uma bola de cristal”. Os especialistas comentam que não existe uma clara resposta sobre as dúvidas citadas anteriormente, e, portanto, os movimentos dos ativos também são difíceis de projetar.

A grande mensagem dos especialistas “é que a incerteza gera oportunidades ao investidor”. Eles explicam que a volatilidade do cenário econômico e dos ativos proporciona um conjunto de deslocamentos de preços.

As pessoas que estiverem atentas podem ser favorecidas de retornos sólidos no bolso futuramente.

Confira a calculadora de investimento do FDR:

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.