Nova data para liberação do EMPRÉSTIMO do AUXÍLIO BRASIL foi revelada

Desde o dia 3 de agosto quando a Medida Provisória (MP) que libera o empréstimo do Auxílio Brasil foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), as pessoas aguardam o início do crédito. No entanto, o produto ainda não está disponível nos bancos, porque aguarda a regulamentação vinda do Ministério da Cidadania. Embora as expectativas mostrassem que o decreto seria publicado em setembro, uma nova previsão foi anunciada.

Nova data para liberação do EMPRÉSTIMO do Auxílio Brasil foi revelada
Nova data para liberação do EMPRÉSTIMO do Auxílio Brasil foi revelada (Imagem: FDR)

Uma das explicações para a demora na regulamentação do empréstimo do Auxílio Brasil é a discussão para fixar um teto de juros na operação. O Ministério da Cidadania defende que a cobrança seja parecida ao que hoje é cobrado para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), limitada a 2,14% ao mês.

No entanto, esta taxa está muito distante do que tem sido anunciado por bancos e financeiras. Conforme apurado pelo Estadão, há instituições oferecendo o empréstimo do Auxílio Brasil sob a cobrança de juros de até 86% ao ano. O que tem sido visto por especialistas, e até mesmo pelo Ministério da Cidadania, como abusivo.

AUXÍLIO BRASIL: suspensão do EMPRÉSTIMO CONSIGNADO pode beneficiar a população

Inclusive, entidades jurídicas de defesa do consumidor e personalidades de diferentes setores se uniram e assinaram uma nota “Em Defesa da Integridade Econômica da População de Vulneráveis”. A ideia foi pedir pelo cancelamento do consignado do Auxílio Brasil, alegando que a medida trará superendividamento das famílias carentes. Já que 40% da parcela do benefício será comprometida com o pagamento do empréstimo.

Quando o empréstimo do Auxílio Brasil deve ser liberado?

A última etapa do empréstimo do Auxílio Brasil está sendo a mais demorada, mas também pode ser considerada a mais importante. Será por meio dela que o Ministério da Cidadania vai publicar as regras de acesso ao crédito e quais os juros aplicados sobre a operação.

Inicialmente, o ministro da Pasta, Ronaldo Bento, havia informado que até setembro esta regulamentação aconteceria. No entanto, estamos há duas semanas do fim de setembro e até o momento o projeto ainda não avançou. O atraso tem preocupado algumas entidades, como a Rede Brasileira de Renda Básica.

A instituição convocou um debate no Conselho Nacional de Assistência Social a respeito do assunto, sobre o fato de a população estar esperançosa pelo crédito, mas sem poder recebê-lo. Inclusive, alguns já fizeram pré-cadastro nas instituições financeiras e aguardam apenas a liberação.

Empréstimo consignado AUXÍLIO BRASIL: governo adia DECISÃO atrasando a liberação do crédito

De acordo com Paola Carvalho, diretora institucional da Rede Brasileira de Renda Básica, o empréstimo do Auxílio Brasil deve ser liberado apenas em outubro. A justificativa seria uma estratégia política do presidente Jair Bolsonaro (PL) para conseguir votos durante a transição entre o 1° e 2° turno das eleições 2022.

Atualmente, Bolsonaro ocupa a segunda posição nas pesquisas de intenções de votos para presidente da República. Enquanto Lula (PT) está em primeiro lugar, e por isso estes dois nomes devem disputar o cargo no dia 30 de outubro quando acontece o 2° turno.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com