Como as soluções Fintech impactaram os jogos?

Talvez você esteja imaginando o que esse termo em inglês tem a ver com o mundo dos games. Mas o que você deve saber é como essa inovação tecnológica tem impactado essa indústria que cresce exponencialmente tem beneficiado milhões de jogadores.

Imagem por Gerd Altmann from Pixabay

Entendendo O Que É Fintech

A palavra Fintech tem origem na junção do termo Financial Technology. Traduzindo para o português, Fintech é uma tecnologia financeira, desenvolvida por startups para facilitar as operações financeiras por meio de plataformas digitais. 

As soluções Fintech tornaram os processos financeiros mais rápidos e menos burocráticos, pois eliminam etapas desnecessárias encontradas nas transações financeiras tradicionais, realizadas em instituições bancárias físicas. Um exemplo de tecnologia financeira, para compreender melhor essa tecnologia, é o banco online. Utilizando o aplicativo digital do seu banco é possível realizar transações de forma rápida e segura. Os meios de pagamentos e transferências se tornaram muito mais eficientes.

Esta inovação permite que empresas e consumidores concluam negócios com maior rapidez e segurança. Além do banco digital, blockchain, computação em nuvem, trading e moedas digitais também utilizam soluções Fintech. As plataformas digitais PayPal e Google Pay são exemplos de soluções financeiras tecnológicas.

As soluções Fintech permitem que mais pessoas utilizem serviços financeiros, possibilitando acesso a meios de pagamento, recebimento e créditos. São mais oportunidades de negócios com inclusão financeira e menos barreiras geográficas e sociais.

Como As Soluções Fintech Impactaram O Mercado De Jogos?

O mercado de games cresce exponencialmente. A estimativa é de que a indústria global movimente mais de US$ 200 bilhões em 2023. Esse crescimento é devido as diversas inovações no setor tecnológico, tanto para desenvolvimento de novos jogos quanto para o desenvolvimento de formas de monetização.

Essa indústria que desenvolve jogos de estratégia online, com visual ultrarrealista, utiliza as Fintech como estratégia para acelerar seus ganhos financeiros. São milhares de jogadores ao redor do mundo e um enorme volume de transações financeiras, incluindo operações com criptomoedas, facilitadas por essa inovação tecnológica. 

Utilizando meios financeiros não convencionais desenvolvidos pelas Fintech, um maior número de pessoas tem ganhado acesso aos jogos que antes estavam restritos aos jogadores com acesso a instituições bancárias. Isso porque ficou mais fácil comprar jogos online.

Da mesma forma que você pode acessar seu banco online para realizar uma transação financeira, você pode comprar jogos nas plataformas e até mesmo receber pagamentos e bônus como um jogador profissional. Tudo isso de forma rápida e sem burocracia. 

Para as empresas desenvolvedoras ou fornecedoras de games, que possuem um grande volume diário de transações, a possibilidade de ter um banco digital próprio torna os processos financeiros mais ágeis.

Porém, as Fintech não transformam apenas formas convencionais de pagamentos. No mundo dos jogos, as tecnologias financeiras trouxeram revolução com as formas de monetização. Mais jogadores ganharam acesso aos jogos remunerados em tokens não fungíveis (NFT), como aqueles construídos em blockchain, que podem ser transacionados por criptomoedas. São mais oportunidades para geração de renda.

O Futuro Do Mercado De Jogos e As Soluções Fintech

Como já citado anteriormente, a indústria de jogos movimenta um grande volume de transações financeiras. Em 2021, o Brasil registrou a marca de décimo maior mercado de games do mundo, com receita estimada de R$11 bilhões no ano, de acordo com relatório da Newzoo. 

Um levantamento da Pesquisa Game Brasil aponta que, atualmente, cerca de 75% da população brasileira está utilizando jogos online como forma de entretenimento. Porém, com a possibilidade de monetização dos jogos, a tendência é que grande parte dos jogadores não utilizem os jogos apenas como forma de entretenimento, mas como fonte de renda. 

Ainda de acordo com a Pesquisa Game Brasil, aproximadamente 50% dos jogadores brasileiros sabem o que é NFT (Token não fungível), o que indica que essa parcela dos consumidores de jogos tem conhecimento sobre como ter retornos financeiros com jogos online. 

Com um maior número de startups desenvolvendo soluções financeiras para o setor de games, mais jogadores tendem a se beneficiar. Afinal, são mais opções de acesso aos serviços financeiros, quando necessários, para obter entretenimento, investir e ser recompensado.

Para Concluir

Com o crescimento da indústria de jogos, o desenvolvimento e adesão de novas tecnologias como as Fintech vão continuar impactando positivamente e proporcionando maiores benefícios para todos os envolvidos neste setor, desde os desenvolvedores dos jogos, investidores e consumidores finais – sendo eles jogadores profissionais ou não.