- Cartão do Auxílio Brasil já chegou a 3,2 milhões de beneficiários do programa;
- Ferramenta pode ser usada para saques parciais, integrais e para pagar compras;
- Desbloqueio do cartão deve ser feito em duas etapas, sendo pelo telefone e presencialmente em uma unidade da Caixa.
O cartão do Auxílio Brasil já começou a ser distribuído. Por iniciativa do Ministério da Cidadania, até agora, 3,2 milhões de unidades já chegaram às mãos de uma parcela dos 20,2 milhões de beneficiários.
Tiveram prioridade na entrega do cartão do Auxílio Brasil, os beneficiários residentes de cidades que não contam com canais de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) à plena disposição ou com unidades reduzidas. Logo, a ferramenta chegou para modernizar e facilitar os trâmites de recebimento e uso do benefício.
Diferentemente do cartão do Bolsa Família que podia ser usado para realizar um único e integral saque do benefício, o cartão do Auxílio Brasil permite saques parciais além da possibilidade de ser usado na função débito automático para pagar compras em estabelecimentos comerciais.
O beneficiário do Auxílio Brasil também poderá usar a ferramenta para fazer saques parciais ou integrais nos terminais eletrônicos da Caixa Econômica ou em bancos 24 horas. O ministério destacou que a tecnologia de chip de contato torna o cartão ainda mais seguro, reduzindo as chances de clonagem.
O cartão visa atualizar os beneficiários, principalmente aqueles que ainda utilizavam o cartão do programa social antecessor do Auxílio Brasil, o Bolsa Família. A distribuição é feita com base nos endereços registrados pelas famílias no sistema do Cadastro Único (CadÚnico).
De acordo com o Ministério da Cidadania, até agora já foram emitidos 3,2 milhões de unidades do novo cartão do Auxílio Brasil com chip. A previsão é para que as primeiras remessas atendam cerca de 6,6 milhões de famílias incluídas no programa a partir de novembro de 2021.
Composição do cartão do Auxílio Brasil
A frente do novo cartão do Auxílio Brasil dispõe essas informações:
- Identificação do Programa Auxílio Brasil;
- Número do cartão;
- NIS do Responsável Familiar (RF);
- Nome do RF;
- Validade do cartão;
- Número da conta.
Já o verso do cartão apresenta estes dados:
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
- Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
- Bandeira do Caixa Aqui;
- QR Code;
- Bandeira do banco 24Horas;
- Bandeira da Elo ou Visa.
Ativação do cartão do Auxílio Brasil
O desbloqueio do cartão deve ser feito por telefone ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil pelo telefone 111. É necessário que o beneficiário tenha em mãos, além do cartão do programa, o seu Número de Inscrição Social (NIS), carteira de identidade e CPF, pois esses dados podem ser solicitados pela Central de Atendimento.
Após realizar o procedimento por telefone, o beneficiário deve comparecer a uma unidade lotérica ou agência da Caixa e apresentar um documento de identificação para finalizar o cadastramento/recadastramento.
Cadastramento de senha do cartão do Auxílio Brasil
Todo cartão requer uma senha de segurança para ser usado, evitando fraudes e saques indevidos. A novidade é que a senha do novo cartão do Auxílio Brasil deverá ser cadastrada pelo aplicativo da conta poupança social digital, o Caixa Tem. A decisão foi tomada visando facilitar o processo para o beneficiário sem que ele precise sair de casa.
Quem já tiver o cartão em mãos terá a chance de usá-lo assim que os depósitos da nona parcela começarem a ser liberados a partir da próxima segunda-feira, (19). Antes, é preciso cadastrar a senha executando este passo a passo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
- Clique em “criar senha do cartão”.
Solicitação do cartão do Auxílio Brasil
O cartão do Auxílio Brasil será enviado pelos Correios e entregue diretamente no endereço do que o beneficiário registrou no Cadastro Único (CadÚnico). Portanto, não há nenhuma iniciativa de solicitação da ferramenta a ser tomada para receber o cartão do Auxílio Brasil.
O que o beneficiário pode fazer é manter a inscrição no CadÚnico atualizada. Mudanças de endereço, telefone ou composição do grupo familiar são essenciais e às quais é preciso ter bastante atenção.
A atualização cadastral pode ser feita pelo site ou aplicativo do Cadastro Único. As plataformas recentemente reestruturadas oferecem estes serviços:
- Consulta por CPF;
- Consulta simples;
- Consulta completa;
- Pré-cadastro;
- Comprovante de cadastro;
- Atualização cadastral por confirmação;
- Meus benefícios;
- Postos de atendimento.
Para atualizar os dados, basta apresentar todos os documentos pessoais do representante familiar e de todo o grupo que reside na mesma casa, os mesmos fornecidos durante a inscrição. A atualização deve ocorrer, obrigatoriamente, a cada dois anos, ou quando houver qualquer mudança na estrutura familiar, como endereço, telefone, renda, nascimento ou morte.