INFLAÇÃO em alta confunde os consumidores nas prateleiras dos supermercados. Entenda

A inflação em alta constante reflete diretamente no bolso dos consumidores brasileiros. O impacto mais notório está nas prateleiras dos supermercados, desde produtos a preços abusivos a itens falsificados ou com substituição de ingredientes que podem confundir o comprador.

INFLAÇÃO em alta confunde os consumidores nas prateleiras dos supermercados. Entenda
INFLAÇÃO em alta confunde os consumidores nas prateleiras dos supermercados. Entenda. (Imagem: FDR)

A inflação em alta está em 8,73% no apanhado de agosto com base no acumulado dos últimos 12 meses. Neste sentido, a indústria alimentícia tende a se adaptar à realidade atual evitando impactos extremos no bolso do consumidor. A princípio, a estratégia mais comum era a redução das embalagens, prática apelidada de ‘reduflação’.

No entanto, alguns segmentos alimentícios decidiram aderir medidas mais drásticas em meio à inflação em alta. Trata-se da comercialização de produtos bastante similares aos tradicionais, mas com a troca de ingredientes que os tornam uma alternativa “mais em conta”

O grande impasse do que já tem se tornado um novo hábito é a semelhança entre as embalagens de produtos alterados e a respectiva exposição nas prateleiras dos supermercados. A proximidade de ambos os itens tende a confundir o consumidor que, por consequência, acaba comprando um alimento “fake” acreditando ser o original.

Inflação em alta leva à substituição de produtos

Tudo começou quando a alta do leite a preços a partir de R$ 7 levou a indústria a produzir soro de leite. O problema é que, a imitação era vendida a valores bem próximos ao do item original. Hoje, as adaptações se estendem a mixes de manteiga e margarina, mistura de leite condensado, creme de leite e muito mais. 

Em alguns supermercados cariocas foi encontrado um queijo processado com sabor de requeijão nas prateleiras dos supermercados. No entanto, o produto foi etiquetado como requeijão. Até o café entrou no jogo. Na última semana, viralizou na internet um pó para o preparo de bebida sabor café tradicional, apelidado pelos internautas como “cafake”

As semelhanças nos preços, títulos e etiquetagem confunde os consumidores. Um exemplo é a dona de casa carioca, Andreia de Souza, de 52 anos de idade. Embora a mulher tenha o costume de verificar os rótulos de produtos adquiridos por ela, o hábito não se estende ao marido que, por diversas vezes comprou mistura láctea no lugar de creme de leite e, composto lácteo acreditando ser leite em pó

O impasse não se concentra apenas nos valores. As substituições feitas industrialmente visando oferecer um produto mais barato aos consumidores causa impactos na produção alimentícia, uma vez que composições distintas não geram o mesmo resultado durante o preparo.

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Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.