Muito tem sido falado sobre um dinheiro esquecido pelos trabalhadores, mas como saber se o cidadão tem direito ao saque do PIS/PASEP? A informação é importante tanto para quem pode perder o dinheiro caso não faça a solicitação pelo resgate, como para aqueles que têm a possibilidade de receber a quantia em breve. A consulta pelo saldo acontece online.
O PIS (Programa de Integração Social) é responsável pelo pagamento de um abono para trabalhadores da rede privada. Enquanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) faz a liberação do valor para o funcionário público. Todos os anos fica disponível o saque do PIS/PASEP referente ao ano anterior.
No entanto, devido a pandemia de Covid-19 o governo brasileiro precisou usar os recursos disponíveis para pagar o abono salarial em um novo programa. O Benefício Emergencial (BEm), permitiu que metade do salário dos trabalhadores fosse pago pelo poder público durante a crise, impedindo que ele fosse demitido.
O uso deste recurso acabou influenciando no repasse do abono salarial, e por isso em 2020 e 2021 não houve pagamento. Em 2022 o saque do PIS/PASEP ficou disponível para quem trabalhou em 2019 e em 2020. Em 2023 a ideia é que seja feito também o pagamento de quem atuou em 2021 e 2022, mas não há confirmação.
Quem tem direito ao saque do PIS/PASEP?
Antes de consultar se existe saldo disponível para saque do PIS/PASEP o ideal é entender se tem direito ao recebimento deste benefício. Para receber o abono salarial é preciso cumprir com requisitos como:
- Ter recebido no máximo 2 salário mínimos por mês no ano base;
- Ter trabalhado por no mínimo 30 dias no ano base;
- Estar no PIS/PASEP há 5 anos;
- Ter sido incluso na declaração de Rais da empresa.
Para as cotas do PIS/PASEP, o cidadão precisa ter trabalhado entre os anos de 1971 e 1988 sem ter realizado o resgate dos valores disponíveis.
Como consultar o valor do PIS/PASEP
Existem alguns canais que permitem a consulta de valor liberado pelo PIS/PASEP, a fim de descobrir se o cidadão tem direito ao saque. Como:
Abono salarial:
- App Carteira de Trabalho Digital;
- App Caixa Tem para o PIS;
- App BB PASEP;
- Site do Banco do Brasil para o PASEP.
Cotas PIS/PASEP:
- App FGTS;
- Agência Caixa para o PIS, agência BB para o PASEP.