Provas do CONCURSO do INSS podem acontecer ainda neste ano. Veja como se preparar

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já definiu a banca organizadora do seu concurso público, o Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Com isso, é esperado a divulgação do edital que pode sair a qualquer momento.

Provas do CONCURSO do INSS podem acontecer ainda neste ano. Veja como se preparar
Provas do CONCURSO do INSS podem acontecer ainda neste ano. Veja como se preparar (Imagem: FDR)

Além disso, o INSS foi autorizado a reduzir o prazo entre o lançamento do edital e a aplicação da prova objetiva para dois meses. Assim, é possível que ainda neste ano ocorra o concurso público do órgão.

O certame será para o preenchimento de 1.000 vagas para técnico do seguro social de nível médio, com remuneração mensal de R$ 6.500. Esse quantitativo de vagas é inferior ao que o órgão solicitou ao Ministério da Economia. 

O concurso do INSS deveria ter 7.575 vagas, sendo 6.004 para técnico do seguro social e 1.571 para analista do seguro social. No último certame do órgão, que aconteceu em 2015, a prova objetiva foi composta por tais conhecimentos:

  • Ética no Serviço Público;
  • Regime Jurídico Único;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Seguridade Social.

Conheça a banca organizadora do concurso do INSS

Assim como na edição anterior, a banca organizadora do concurso do INSS será a Cebraspe. Essa possui um sistema de pontuação diferente, trabalhando com duas formatações, sendo a tradicional de múltipla escolha e a de certo/errado.

Nessa última, a banca faz uma afirmação ou negação no texto e o candidato tem que dizer se está “certo” ou “errado”. A grande dificuldade é que nesse formato uma questão errada anula uma questão certa.

Como se preparar para o concurso do INSS?

Há uma gama de cursinhos preparatórios famosos que oferecem aulas voltadas para o concurso público do INSS. Esses, após a pandemia, passaram a disponibilizar material no formato remoto.

Porém, aqueles que não possuem condições financeiras de comprar os cursos que chegam a R$ 1 mil, podem se preparar em casa. Para isso, é preciso ter muita disciplina e dedicação para não perder tempo.

Uma dica é usar as provas anteriores para se preparar para o certame. A partir disso, identificar os pontos fracos e fortes e estudar. Há muito material disponível gratuitamente na internet, basta fazer uma busca no google e no youtube.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.