Na última semana a Receita Federal concluiu o pagamento do quarto lote da restituição do IRPF. Agora, os contribuintes já estão ansiosos pela liberação do quinto e último lote, cujo depósito está previsto para o dia 30 de setembro, concluindo as restituições de 2022.
Como de costume, a Receita Federal irá liberar o período de consultas para contribuintes com dúvidas, com uma semana de antecedência, precisamente, no dia 23 de setembro. Se mesmo após a verificação o cidadão constatar que não consta no último lote da restituição do IRPF, as chances dele ter caído na malha fina são grandes.
Nesta circunstância, o recomendado a se fazer é acessar o portal da Receita Federal e, caso a declaração não esteja liberada, será necessário retificá-la. A declaração tende a ser retida pelo Fisco quando ocorre o preenchimento errado das informações ou quando possui irregularidades.
De acordo com o balanço fechado até o terceiro lote da restituição do IRPF, foi feita a distribuição de um montante de R$ 6 bilhões entre 4.462.564 contribuintes. Deste total, R$ 265.909.045,61 foram destinados aos contribuintes com prioridade legal.
Já no 4º lote da restituição do IRPF, estiveram os 4.362.766 contribuintes não prioritários, mas que enviaram a declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de maio de 2022. O saldo foi pago com direito à correção de 3,05% pela taxa básica de juros da Selic.
Consulta da restituição do IR
O contribuinte que deseja realizar a consulta da restituição do IRPF deve seguir este passo a passo:
- Acessar o site: www.gov.br/receitafederal;
- Clicar em “Meu Imposto de Renda”;
- Logo após, ir em “Consultar a Restituição”.
Pagamento da restituição do IR
Os depósitos da restituição do IRPF serão efetuados em conta corrente ativa, a mesma informada pelo contribuinte durante o preenchimento da declaração do Imposto de Renda. Na hipótese de qualquer inconsistência, o saldo ficará disponível no Banco do Brasil, cujo saque pode ser feito no prazo de um ano.
Neste cenário, é possível agendar o depósito dos valores através dos seguintes canais:
- Portal do Banco do Brasil;
- Central de Relacionamento do BB pelos telefones: 4004-0001 (capitais); 0800-729-0001 (demais localidades); e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).
Lotes da restituição do IRPF
- 1º lote: 31 de maio (já pago);
- 2º lote: 30 de junho (já pago);
- 3º lote: 29 de julho (já pago);
- 4º lote: 31 de agosto (já pago);
- 5º lote: 30 de setembro.