A partir do dia 19 de setembro começa um novo calendário de repasses autorizando o saque do Auxílio Brasil. Além dos 20,2 milhões de famílias que já são beneficiadas, outras 800 mil devem ser inclusas e passam a receber neste mês. Quem é novo no programa, ou ainda, aqueles que estão desatualizados sobre o dia de repasse, podem consultar a data de pagamento.
Novos grupos estão recebendo o cartão de saque do Auxílio Brasil, junto com ele é distribuído também o folheto informando as datas de pagamento do benefício. No entanto, nem todos os beneficiados têm acesso a esse cartão, por isso precisam estar atentos ao dia de recebimento do seu auxílio. Em agosto o repasse de R$ 600 foi antecipado, mas de setembro a dezembro segue o calendário original.
Isso significa que os pagamentos serão feitos nos dez últimos dias úteis do mês, como de costume. Para organizar o cronograma é usado como referência o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), sendo que o saque é liberado para um grupo por dia.
Por tanto, saber o NIS é o primeiro passo para identificar a data de recebimento do Auxílio Brasil. Esta sequência numérica fica disponível tanto no cartão, como no aplicativo do programa ou no aplicativo Caixa Tem. Estes dois sistemas online também podem ser usados para consultar o dia de pagamento.
Consultar data de saque do Auxílio Brasil
Quem ainda não conferiu quando vai receber o pagamento do Auxílio Brasil em setembro, pode usar os canais online para conferir. O recomendado é que esta consulta seja feita pelo menos 10 dias antes do início dos pagamentos, porque os sistemas já estarão atualizados.
Veja como:
- Aplicativo Auxílio Brasil – data de pagamento e valor serão informados na primeira página, ou na opção “Extrato de pagamentos”;
- Aplicativo Caixa Tem – data de pagamento e valor serão informados na opção “Auxílio Brasil” ou “Extrato de pagamentos”.
Calendário de pagamentos
Diferente do mês de agosto, em setembro os pagamentos do Auxílio Brasil acontecem nas datas comuns. Confira os dias de saque:
- 19 de setembro – NIS final 1;
- 20 de setembro – NIS Final 2;
- 21 de setembro – NIS final 3;
- 22 de setembro – NIS final 4;
- 23 de setembro – NIS final 5;
- 26 de setembro – NIS final 6;
- 27 de setembro – NIS final 7;
- 28 de setembro – NIS final 8;
- 29 de setembro – NIS final 9;
- 30 de setembro – NIS final 0.
O valor pode ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem, ou usando o cartão do benefício.