INSS revela como vai funcionar a PROVA de vida a partir de 2023

Desde o mês de fevereiro deste ano, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem dispensado a prova de vida como exigência para continuar pagando os salários. No entanto, a partir de janeiro de 2023 a Previdência Social vai voltar a utilizar deste método para comprovar que o cidadão continua ativo e está recebendo o seu benefício.

INSS revela como vai funcionar a PROVA de vida a partir de 2023
INSS revela como vai funcionar a PROVA de vida a partir de 2023 (Imagem: FDR)

De acordo com informações compartilhadas pelo INSS, de 2023 em diante a prova de vida será feita de forma proativa. Além disso, passa a ser responsabilidade do Instituto confirmar se o cidadão continua vivo, e não mais uma obrigação do segurado. A ideia surgiu depois de uma série de inconvenientes que foram trazidos pela imprensa.

Ficaram conhecidos o caso do senhor acamado que precisou ir até o banco na maca. E de um mulher que levou um idoso já morto até o banco para realizar o procedimento, de acordo com o laudo médico ele estava morto há pelo menos 12 horas quando a mulher tentou fazer o saque do benefício.

Pensando em tirar essa característica que parecia forçar o segurado a fazer a prova de vida, o INSS tem adotado outros métodos. Além de ter dispensado a realização da comprovação de vida até 31 de dezembro de 2022, em 2023 será feito o cruzamento de dados entre plataformas do governo.

NOVAS REGRAS DA PROVA DE VIDA DO INSS: COMO FAZER A COMPROVAÇÃO AGORA?

Prova de vida do INSS em 2023

Desde 2020, ano de pandemia, já foi liberada a prova de vida no aplicativo Meu INSS. Neste sistema é usado o reconhecimento facial ou por biometria, e continua sendo uma opção para os segurados que desejarem. No entanto, a partir de 2023 outro método deve ser utilizado pela Previdência Social. 

Será por meio do reconhecimento da presença do cidadão em plataformas do governo que a prova de vida será realizada. Serão usados os seguintes comprovantes:

Caso ainda assim o sistema do INSS não identifique nenhuma movimentação do cidadão, será enviada uma carta notificando o segurado sobre a necessidade de realizar a prova de vida. Neste caso, será dada preferência por realizar a comprovação de forma online, no aplicativo.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile