Fintech contrata ex-Ministro da Economia para o seu Conselho

A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, contratou Henrique Meirelles, ex-ministro da Economia, para fazer parte do conselho consultivo global da fintech. Em resposta à imprensa, a exchange alegou que dará mais detalhes da iniciativa em breve.

Fintech contrata ex-Ministro da Economia para o seu Conselho
Fintech contrata ex-Ministro da Economia para o seu Conselho (Imagem: Montagem/FDR)

Ao menos desde 2017, Henrique Meirelles vem acompanhando o mercado de criptomoedas. Quando ele era presidente do Banco Central, chegou a participar, no G20, dos diálogos iniciais sobre moedas digitais — que é o foco da fintech Binance.

Na ocasião, ao CriptoFácil, o executivo alegou ser “um caminho natural” a regulação das moedas digitais. Apesar disso, ele citou que existem posições diversas a respeito do tema.

Henrique Meirelles foi presidente do Banco Central entre os anos de 2003 e 2011, nos governos de Lula e Dilma Rousseff. Já entre 2016 e 2018, no governo de Michel Temer, o executivo foi ministro da Fazenda.

Mais recentemente, entre janeiro de 2019 e abril deste ano, Henrique Meirelles liderou a Secretaria de Fazenda e de Planejamento de São Paulo.

A informação — de que o ex-ministro da Economia foi contratado pela fintech Binance — foi divulgada inicialmente pelo O Globo. De acordo com o jornal, o executivo vem se preparando para, eventualmente, ser chamado por Lula para algum cargo, em caso de eleição do petista.

A fintech Binance é referência no mercado de criptomoedas

Em 2017, a Binance foi lançada pelo executivo chinês Chanpeng Zhao. Em 180 dias a fintech se tornou a maior exchange de criptomoedas do planeta. A companhia possui a missão de ser o principal provedor de serviços de infraestrutura para moedas digitais.

A Binance realiza mais de 1,4 bilhões de transações por segundo. Além disso, a exchange conta com suporte ao cliente em mais de 40 idiomas.

A fintech cita estar comprometida em atender aos mais altos padrões de conformidade regulatória. O objetivo, segundo a empresa, é de manter sua responsabilidade com os usuários — e também construir um caminho ainda mais sustentável para a indústria blockchain.

Além da corretora, a plataforma da Binance tem um portfólio amplo de ofertas de produtos financeiros. Este os serviços oferecidos, está a BNB Chain, que é um sistema de software de blockchain gerenciado pela comunidade.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.