Como pedir ESTORNO de uma compra no CARTÃO DE CRÉDITO?

Os brasileiros dificilmente conseguem se desgrudar do cartão de crédito no momento de fazer compras. A partir da popularização das fintechs, ou bancos digitais, as pessoas estando obtendo cartões com mais facilidade e consequentemente fazendo mais compras. E se você acabar fazendo uma compra no impulso ou se arrependendo de uma compra online, será que é possível pedir o estorno do valor?

Estorno de uma compra no cartão de crédito 

Este é um procedimento que engloba o cancelamento de uma transação para a devolução do valor pago. O estorno pode ser feito tanto para compras realizadas pela internet quanto em estabelecimentos presencias.

O consumidor pode pedir o estorno de sua compra juntamente com a loja em que efetuou a compra ou diretamente com a administradora de seu cartão.

Ao ser aprovado, o estorno acontece através do cancelamento da compra, devolvendo o valor pago pelo consumidor ou concedendo créditos direto na fatura do cartão.

Quem pode solicitar o estorno de uma compra?

O Código de Defesa do Consumidor garante o direto ao estorno de uma compra no cartão de crédito. Mas para isso, existem algumas regras:

Importante 

A maneira que o estorno será feito depende de como a compra foi efetuada. Caso o pedido seja de cancelamento, o que deve ser feito é a suspensão da cobrança, que não deve mais aparecer em sua fatura.

Caso seja feita uma cobrança indevida, a administradora do cartão deve determinar e cumprir um prazo para estornar o valor para o cliente.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile