CONCURSO do INSS faz IMPORTANTE definição

O concurso do INSS é um dos mais esperados pelos concurseiros. O certame ainda não tem previsão para acontecer, mas grandes são as expectativas. Nessa última semana, mais uma informação foi divulgada sobre o processo seletivo.

CONCURSO do INSS faz IMPORTANTE definição
CONCURSO do INSS faz IMPORTANTE definição (Imagem: FDR)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá como banca organizadora o Cebraspe (antigo Cespe/UnB). O concurso público será para o preenchimento de mil vagas para técnico do seguro social.

Esse quantitativo é muito inferior ao que o órgão solicitou ao Ministério da Economia. Assim, o certame deveria ter 7.575 vagas, sendo 6.004 para técnico do seguro social e 1.571 para analista do seguro social.

Com a definição da banca organizadora, o edital do concurso do INSS pode sair a qualquer momento. O órgão foi autorizado a reduzir o prazo entre o lançamento do edital e a aplicação da prova objetiva para dois meses.

Assim, os candidatos terão menos tempo para se prepararem para o certame. O cargo a ser disponibilizado no processo seletivo, técnico do seguro social, é de nível médio, com remuneração mensal de R$ 6.500.

As vagas são para diversas regiões do Brasil e as convocações acontecerão conforme a classificação no processo seletivo. No último edital, lançado em 2015, foram disponibilizadas 800 vagas.

Porém, o então Ministério do Planejamento divulgou várias portarias autorizando nomeações dos aprovados. A remuneração na época foi de R$ 4.886,87 e a banca organizadora foi a Cebraspe. A prova objetiva foi composta por  conhecimentos:

  • Ética no Serviço Público;
  • Regime Jurídico Único;
  • Noções de Direito Constitucional;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Língua Portuguesa;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Seguridade Social.

Conheça a banca organizadora do concurso do INSS

A Cebraspe possui um sistema de pontuação diferente e questões mais complexas. Assim, é considerada uma das bancas mais difíceis. Ela trabalha com duas formatações, sendo a tradicional múltipla escolha e a de certo/errado.

Nessa última, a banca faz uma afirmação ou negação no texto e o candidato tem que dizer na resposta se está “certo” ou “errado”. A grande dificuldade é que no sistema de pontuação uma questão errada anula uma questão certa.

As provas no formato “certo” ou “errado” do Cebraspe geralmente contam com 120 questões. Porém, dependendo do concurso, pode ter 100 ou 150. Nos exames de múltipla escolha, a quantidade de questões vai de 60 a 80.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia AlvesGlaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.