Cada vez mais as empresas estão se preocupando com a saúde mental de seus colaboradores. Prova disso é a adesão à campanha Setembro Amarelo e a oferta de planos de saúde especial com foco em consultas com psicólogos e até mesmo telemedicina emergencial.
Um dos reflexos negativos da pandemia foi o aumento do adoecimento mental dos profissionais; muitos se viram sem emprego, com redução de salários e medo do futuro. A retomada do trabalho presencial/híbrido reacende a necessidade de foco na saúde mental dos colaboradores.
“O trabalho híbrido traz uma nova onda de ansiedade para os funcionários com o retorno da vida, e as pessoas sentem falta do convívio com o filho, da casa e da rotina”, diz Roberto Aylmer, psiquiatra e especialista em gestão de pessoas e saúde mental no trabalho.
Foi iniciado o Setembro Amarelo, que tem o foco na prevenção ao suicídio, mas, também traz a tona outros problemas relacionados à saúde mental e que necessitam de atenção dentro das empresas.
10 pontos de atenção da saúde mental no trabalho
Para os gestores, além de se preocuparem com os resultados das suas equipes de trabalho, também é necessário observar como anda a saúde mental dos colaboradores.
Confira abaixo alguns pontos de atenção:
- Ansiedade (que pode se manifestar através da insônia e aumento da fome, por exemplo);
- Apatia nas reuniões;
- Aumento da irritabilidade;
- Cansaço constante, mesmo após os momentos de descanso;
- Falta de interesse e de compromisso com as metas, os colegas e prazos;
- Isolamento social, tanto de colegas quanto de amigos;
- Mudança repentina de humor;
- Negatividade relacionada às novidades;
- Queda na produtividade;
- Sentimento de infelicidade no trabalho e baixo sentimento de realização.
Quando situações como essa são identificadas é necessário que o gestor da equipe tenha uma conversa honesta com o seu colaborador e ofereça ajuda e suporte a ele.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.