Semana de trabalho de 4 dias é cada vez mais falada. Como ela funciona na prática?

Maior parte das empresas que estão testando essa nova carga horária estão aprovando a semana de trabalho de 4 dias. Esse novo conceito foca na qualidade de vida e nele não há redução salarial para os funcionários. Entenda como funciona.

Semana de trabalho de 4 dias é cada vez mais falada. Como ela funciona na prática?
Semana de trabalho de 4 dias é cada vez mais falada. Como ela funciona na prática? (Imagem: Montagem/FDR)

O “sextou” é um conceito que relembra o happy hour, aquele horário em que a jornada de trabalho semanal é encerrado os empregados podem descansar pelo final de semana. acontece que a semana de trabalho de 4 dias está mudando esse conceito e ampliando o tempo de descanso dos trabalhadores.

Esse cenário de redução da carga horária semanal para 32 horas pode parecer utópico, mas, já vem sendo utilizado em algumas empresas. Inclusive, com alto índice de aprovação.

Semana de trabalho de 4 dias na prática

Pesquisa realizada, em maio com 858 pessoas, pela plataforma de recrutamento Indeed mostrou que 74% dos profissionais brasileiros acreditam que essa redução da carga horária de trabalho semanal tornaria os trabalhadores mais produtivos.

Além disso, os entrevistados apontaram uma possível melhora na saúde mental dos trabalhadores com essa redução, afinal, eles teriam mais tempo para “recarregar as energias”.

Na prática, um estudo está sendo desenvolvido com trabalhadores do Canadá, EUA, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido, Irlanda. No estudo, 3.300 funcionários de 70 empresas vão trabalhar por 4 dias semanais entre junho e dezembro desse ano.

AUXÍLIO BRASIL, VALE GÁS, AUXÍLIO CAMINHONEIRO E TAXISTA: TODOS OS PAGAMENTOS DE SETEMBRO

Dois pontos são importantes nesse estudo: não há redução da remuneração dos profissionais e eles devem entregar 100% de produtividade.

“Oferecemos uma jornada de 32 horas sem redução salarial com duas condições: a produtividade e a qualidade no atendimento ao cliente tinham de permanecer as mesmas”, comenta Girling Jones, diretor da Simon Girling, uma das empresas a participar do experimento.

Os dados são analisados por pesquisadores de diversas universidades, inclusive, a adoção da semana de trabalho de 4 dias já mostrou bons resultados.

Jones, que começou essa carga horária de trabalho em janeiro, aponta, por exemplo, um aumento de 21% nas vendas no primeiro trimestre desse ano em comparação ao ano anterior.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile