A ANP (Agencia nacional de petróleo e combustíveis) , produziu um levantamento compilado pelo AE taxas, onde foram divulgados os preços médios do etanol hidratado. Houve queda em 17 estados, mas o produto também subiu em outros 7 estados da federação.
Na semana passada, nos postos que foram pesquisados, o preço médio do etanol subiu 2,56% em comparação à semana anterior, indo de R $4,680 para R $4,800 por litro. Por outro lado, quedas foram registradas no estados
No entanto, em São Paulo, maior produtor de etanol, a cotação do combustível caiu 0,21% com o produto passando de R $4,870 para R $4,860 o litro. No nordeste, a Paraíba foi o estado com a maior redução de percentual do produto, chegando a 19,37%. Com isso o combustível passou de R $5,110 para 4,120 o litro.
No estado do Mato Grosso também foi registrada queda no preço do etanol, chegando então a registrar o menor preço médio do país, em R $3,53. Do lado contrário, o maior preço médio estadual foi encontrado a R $5,39, em Roraima.
Altos e baixos dos preços do etanol
O melhor preço mínimo encontrado na última semana foi visto no estado de Sergipe, o produto foi comercializado a R $3,4509 o litro. Em contrapartida, no Rio Grande do Sul o mesmo combustível teve alta nas bombas, alcançando a casa dos R $6,99, até então o preço mais alto já registrado pelo órgão.
Em uma comparação mensal, o preço médio do hidratado no território nacional subiu 11,11%, já o estado que registrou os menores preços foi o estado maranhão, marcando a desvalorização do combustível a quase 35,13%
A relação atual do brasileiro e a bomba de combustível
Graças a equiparação dos preços da gasolina ao cenário internacional, e consequentemente o aumento em seus preços, o etanol tem se tornado a alternativa para aqueles que possuem carros flex, capazes de rodar com o combustível. No entanto, a alta nos preços tem gerado preocupações no consumidor.
Nos estados com o preço mais alto, o preço da gasolina e do etanol tem uma diferença muito pequena, o que faz com que motoristas estudem o desenvolvimento do seu carro com ambos os combustíveis, verificando o desempenho de ambos e elencando o mais vantajoso.
É fortemente aconselhado que se pesquise preços e vantagens de ambos antes de abastecer o seu carro, e também os preços na sua região, desenvolvimento do motor com ambos os combustíveis e etc.