CadÚnico garante isenção na conta de luz e gratuidades para idosos; conheça benefícios

Quando faz a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) o representante da família garante que estes entrem na lista de espera para programas de assistência social. Embora o Auxílio Brasil seja o mais popular, outros benefícios podem ser acessados por meio desta inscrição. Por exemplo, o desconto de até 65% na conta de luz de quem é incluso no Tarifa Social, e o acesso ao transporte interestadual gratuito para idosos. 

CadÚnico garante isenção na conta de luz e gratuidades para idosos; conheça benefícios
CadÚnico garante isenção na conta de luz e gratuidades para idosos; conheça benefícios (Imagem: FDR)

O acesso ao CadÚnico é feito por meio da inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), quando o cidadão passa por uma entrevista a fim de informar o cenário que ele e sua família vivem. Por meio deste sistema o poder público municipal, estadual e federal, vai reconhecer a população que vive em vulnerabilidade social e que precisa de auxílios.

Para ser inscrita a família precisa ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, o que neste ano significa R$ 606. Devendo apresentar documentos de identificação pessoal e de renda durante a entrevista no CRAS, o que vai possibilitar o preenchimento completo do cadastro.

Como conseguir desconto na conta de luz pelo CadÚnico

Ao se inscrever no CadÚnico, a família fica disponível para os programas de assistência social disponíveis. Entre eles, o da Tarifa Social que possibilita descontos de até 65% para imóveis residenciais, desde que cumpram com as exigências:

Não é necessário fazer inscrição no Tarifa Social, cumprindo com as regras as famílias são inclusas automaticamente e já passam a contar com os descontos que são progressivos:

CONSUMO MENSAL PERCENTUAL DE DESCONTO
Até 30 KWh 65%
De 31 KWh a 100 KWh 40%
De 101 KWh a 220 KWh 10%

Carteira do Idoso

Outro programa que pode ser acessado por meio da inscrição no CadÚnico é o Carteira do Idoso, que identifica as pessoas de vulnerabilidade que podem ter acesso a descontos ou gratuidades. Para tanto, o cidadão precisa ter renda mensal de até 2 salários mínimos. 

O acesso a carteira dá direito a:

O documento pode ser emitida no site do Gov.br, ao fazer login e clicar em “Carteira do Idoso”, depois em “Emitir carteira”. O arquivo pode ser baixado em documento PDF.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile