O brasileiro andam pagando caro por diversos produtos nos últimos anos. Entre os vilões está o combustível, que mesmo com as promessas do presidente Jair Bolsonaro de que iria deixar a gasolina brasileira a “mais barata do mundo” através da limitação do ICMS dos combustíveis, o combustível no Brasil ainda é o 52º mais caro do mundo, segundo uma pesquisa da plataforma de descontos, Cuponation.
A pesquisa feita todos os anos pela companhia internacional de dados Numbeo, o Brasil está neste momento na 52ª posição do ranking do litro da gasolina mais elevado do mundo. Por conta disso, no último mês, os brasileiros chegaram a pagar cerca de R$ 6,78 a cada 1 litro.
O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um imposto estadual sob administração estadual brasileiro, ou seja, somente os governos dos estados e do Distrito Federal têm competência para instituí-lo (conforme o art. 155, II, da Constituição de 1988).
O preço do litro da gasolina tem aumentado de maneira vertiginosa nos últimos tempos. E a tendência é de manter assim ao longo dos próximos meses.
Este mesmo estudo que foi revelado no ano passado mostrou que no mês de janeiro de 2021, o Brasil estava entre os 100 países com a gasolina mais barata do mundo, na 71ª posição, custando de R$ 4,45 o litro. Desta forma, o preço aumentou quase 52,35% em 1 ano e 6 meses.
O levantamento considerou 100 países, sendo que o território de Hong Kong ocupou por mais de um ano a primeira posição do ranking, com um valor médio de R$ 14,52 por litro do combustível. A segunda posição é da Finlândia, com o preço da gasolina em R$ 12,17, em media. Fechando o ranking aparece a Alemanha que cobra R$ 11,98 pelo litro do combustível.
Gasolina mais cara da América Latina
Levando em conta somente os países da América Latina, o Cuponation registrou que o Brasil pposisi o segundo litro de gasolina mais caro da região, perdendo somente para oo Uruguai, que tem um preço médio de R$9,47 por litro da gasolina.
Dicas para economizar combustível
- Evite esticar as marchas
Quanto mais o motorista respeitar a rotação do motor, melhor será o rendimento e o consumo do automóvel.
O RPM (Rotações por Minuto) é a medida de rotação do motor e as passagens de marcha devem acontecer quando a rotação atingir, na média, entre 2.000 rpm e 2.500 rpm. Existem veículos que avisam o condutor o melhor momento para a troca de marcha e esse patamar pode ser diferente para cada modelo.
- Se atente aos pneus
É sempre importante se atentar a calibragem dos pneus, pois, ao murcharem, eles consomem mais gasolina por conta do aumento da área de contato com a via. Isto é como se o veículo ficasse “preso” ao solo, o que acaba dependendo de uma performance acima do necessário.