ELEIÇÕES 2022: veja as MENTIRAS ditas pelos candidatos no primeiro debate

Em um evento realizado pela Folha de S. Paulo, UOL, TV Cultura e Band, os seis principais candidato à presidência da República nas eleições 2022 se confrontaram no primeiro debate da campanha eleitoral de 2022. Na noite de domingo (28), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D’Avila (Novo), participaram do programa.

ELEIÇÕES 2022: veja as MENTIRAS ditas pelos candidatos no primeiro debate
ELEIÇÕES 2022: veja as MENTIRAS ditas pelos candidatos no primeiro debate (Imagem: FDR)

Durante a participação dos candidatos às eleições 2022 para o principal cargo a ser disputado, diversas informações foram repassadas. Confira agora as mentiras contadas pelos políticos em seus discursos durante o debate.

Informações mentirosas do 1° debate das eleições 2022

LULA:

  • “Nós fizemos a lei contra lavagem de dinheiro”.

Isso não é verdade, lei n°9.613 que ficou conhecida como lei contra a lavagem de dinheiro foi sancionada em março de 1998. Na época, governava o país Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em 2012, no governo Dilma Rousseff (PT), essa mesma lei foi atualizada.

  • “O menor desmatamento da Amazônia foi feito no meu governo”

O menor dado da série histórica que iniciou em 1989, mostra que em 2012 foram desmatados 4,6 km² do bioma, segundo o sistema Prodes do Inpe. Naquela ano governava o país a ex-presidente Dilma Rousseff. 

BOLSONARO:

  • “Foi o meu governo, contra o voto do PT na Câmara [que aprovou Auxílio Brasil de R$ 400].”

Na verdade, os deputados do PT foram favoráveis ao pagamento mínimo de R$ para o Auxílio Brasil que substituiu o Bolsa Família. Apenas os deputados do partido Novo é que foram contrários.

  • “A inflação do Brasil [em 2022] é uma das menores do mundo.”

Não é verdade. Segundo o  relatório da Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil tinha a 4ª maior inflação entre os países do G20 em maio de 2022, e ficava atrás apenas de países como a Turquia, Argentina e Rússia.

E os demais candidatos?

De acordo com o portal Lupa, da Folha de S. Paulo, outros nomes como Ciro Gomes, Simone Tebet e Felipe D’Avila, não trouxeram informações mentirosas. No entanto, foram vistas afirmações consideradas exageradas, por exemplo, quando Ciro diz que 60 de 100 alunos do Ceará já estudam em período integral, sistema de educação que é defendido em seu plano de governo.

Mas, na verdade, o Censo Escolar 2021 mostrou que 33,2% dos alunos do ensino médio das escolas públicas do Ceará estavam estudando em período integral. Ao analisar o ensino fundamental, o estado aparece primeiro lugar como o que tem a maior proporção de alunos em período integral.

Quem deseja rever ou assistir o debate pela primeira vez, pode acessá-lo na íntegra por meio do canal de YouTube da Band e do UOL. A transmissão que aconteceu ao vivo nestes meios canais, tem duração de 3h50min.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com