Nesta segunda-feira (22), em entrevista ao Jornal Nacional, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que seu governo criou o sistema de pagamentos Pix. Um dia após a declaração, os servidores do Banco Central divulgaram uma nota de repúdio, contestando a declaração.
Na sabatina comandada por William Bonner e Renata Vasconcellos, Bolsonaro comentou sobre o Pix na parte final da entrevista, que durou 40 minutos. Nesta parte, o atual presidente atribuiu ao seu governo alguns feitos.
No final da entrevista ao programa da TV Globo, Bolsonaro afirmou que seu governo criou o Pix, “tirando dinheiro de banqueiros, fazendo com que a população pudesse se transformar, muitos, em pequenos empresários. Um Pix sem qualquer taxação em cima do Pix”.
O Pix é um sistema de pagamento instantâneo brasileiro, lançado pelo Banco Central em outubro de 2020. Por meio desta plataforma, os usuários podem transferir valores entre contas em poucos segundos. O Pix está disponível em todas as horas do dia, sete dias por semana — inclusive feriados.
Servidores do Banco Central desmentem afirmação de Bolsonaro sobre o Pix
Em nota sobre “o uso eleitoral do Pix”, o Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal) desmentiu a declaração realizada por Bolsonaro no Jornal Nacional.
Segundo a entidade, o sistema Pix foi criado e implementado pelos analistas e técnicos da autoridade monetária.
“Ou seja, por servidores concursados de estados, não pelo atual governante ou por qualquer outro governo”, acrescenta a entidade.
O Sinal também argumenta que o começo do projeto do sistema Pix foi anterior ao atual mandato de Bolsonaro.
Os servidores citam que a publicação da portaria do BC nº 97.909, que instituiu o grupo de trabalho para a criação de uma ferramenta interbancária de pagamento instantâneo, aconteceu em 3 de maio de 2018.
O sindicato alega que “o projeto de criação e implementação do Pix não recebeu nenhum apoio (ou mesmo citação) durante a campanha que elegeu o atual presidente da República”.
O Sinal ainda cita que, em 2020, Bolsonaro chegou a declarar que o sistema Pix era relacionado à aviação civil, “mostrando completo desconhecimento do assunto”.