Mudança envolvendo imposto sobre WHEY PROTEIN causa muita DISCUSSÃO por conta deste motivo

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que o governo reduziu o imposto sobre o suplemento whey protein. O comunicado foi realizado em live transmitida na última quinta-feira (18). No dia seguinte, o chefe do Executivo usou as redes sociais para comemorar a medida, o que causou bastante repercussão.

Mudança envolvendo imposto sobre WHEY PROTEIN causa muita DISCUSSÃO por conta deste motivo
Mudança envolvendo imposto sobre WHEY PROTEIN causa muita DISCUSSÃO por conta deste motivo (Imagem: Montagem/FDR)

No Twitter, ao celebrar o corte do imposto, o presidente Bolsonaro compartilhou uma montagem dele no corpo de um fisiculturista. Este atleta, presente na imagem, utiliza o número 22 em suas vestes. Este é o mesmo número que será usado pelo presidenciável nas urnas para as eleições 2022.

A publicação desta montagem teve mais de 50 mil curtidas e mais de três mil comentários. A postagem gerou tanto comentários positivos quanto negativos pelos internautas.

Além de comentários dentro da publicação da montagem, diversas pessoas usaram seus próprios perfis para discutir a redução do imposto. Uma das figuras públicas que criticou a decisão foi Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT.

Segundo ela, “o povo passando dificuldades, com renda baixa, emprego informal, tudo pelo olho da cara, políticas públicas destruídas e o que Bolsonaro comemora de forma ridícula nas redes? Redução de imposto de whey protein para malhadores. Não é esse presidente que o brasileiro quer de novo”.

Em meio à grande repercussão, Bolsonaro realizou novas postagens sobre a medida do governo sobre o whey protein.

“’Por que não anuncia redução de imposto sobre alimentos?’ Por que já anunciamos há meses! Os impostos sobre itens da cesta básica têm sido reduzidos e zerados continuamente desde 2020 para combater os efeitos do ‘fica em casa que a economia vê depois’ e da guerra”, publicou Bolsonaro.

Governo reduz imposto sobre whey protein

Em live realizada na quinta-feira passada, Bolsonaro revelou que o governo cortou o imposto de importação de suplementos alimentares. Além do whey protein, a medida também abrangeu itens como creatina e multivitamínicos.

O imposto do whey protein foi zerado pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior. Este item foi beneficiado por integrar os sete códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul inseridos na Lista de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec).

De acordo com o presidente, a medida “ajuda o pessoal que malha”. O chefe do Executivo alega que, desde o início deste ano, as tarifas de importação foram reduzidas ou zeradas em mais de 600 itens.

O whey protein, uma proteína extraída do soro do leite, é um suplemento bastante conhecido por quem pratica atividades físicas.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile