ELEIÇÕES 2022: veja a AGENDA DE DEBATES dos candidatos a presidência durante esta semana

A campanha eleitoral para as eleições 2022 foi oficialmente aberta em 15 de agosto. Desde então os candidatos já começaram a cumprir agenda política, com passeatas, comícios, e formas de propagar suas propostas a fim de ganhar votos. Pensando nisso, nesta semana o Jornal Nacional, importante telejornal da emissora Globo, vai dar início aos debates com os candidatos à presidência nacional. 

ELEIÇÕES 2022: veja a agenda de debates dos candidatos a presidência durante esta semana
ELEIÇÕES 2022: veja a agenda de debates dos candidatos a presidência durante esta semana (Imagem: FDR)

Com uma das maiores audiências da televisão brasileira, com recorde de 27,8 pontos de ibope no dia 3 de agosto, o Jornal Nacional começa nesta segunda-feira (22) o calendário de entrevistas com os candidatos à presidência do país. Como existem 12 nomes disputando este mesmo cargo nas eleições 2022, o telejornal selecionou os 4 candidatos que lideram as pesquisas de intenções de votos da Datafolha.

Para dar início a série de entrevistas sabatinada pelo âncora William Bonner e por Renata Vasconcelos, apresentadores do telefone, o presidente Jair Bolsonaro (PL) será o primeiro participante. Em uma entrevista que tem previsão para durar 40 minutos, o atual chefe da União será questionado sobre as suas propostas para o futuro, os momentos marcantes do seu governo, entre outras.

A participação do presidente era dúvida, isso porque ele havia se negado a comparecer nos estúdios Globos e solicitou que a entrevista ocorresse no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). A emissora não concordou e após uma conversa entre as partes Bolsonaro cedeu e vai comparecer nos estúdios do Rio de Janeiro.

Agenda de entrevistas dos candidatos as eleições 2022

Nesta semana o principal compromisso político dos candidatos as eleições 2022 é justamente a entrevista no Jornal Nacional. Em um sorteio realizado pela produção do telejornal, a agenda de entrevistas ficou definida assim:

  • Segunda-feira (22/8): Jair Bolsonaro (PL);
  • Terça-feira (23/8): Ciro Gomes (PDT);
  • Quinta-feira (25/8): Luiz Inácio Lula da Silva (PT);
  • Sexta-feira (26/8):Simone Tebet (MDB).

Na quarta-feira (24) não vai haver entrevista por conta do tempo de duração do jornal que é mais curto, já que nesse dia a TV Globo transmite os jogos de semifinal da Copa do Brasil.

O Jornal Nacional começa às 20h30, transmitido na Globo que é um canal aberto, ou seja, sem necessidade de assinatura para assistir ao programa. As expectativas são de que todas as entrevistas rendam boa audiência.

E os debates?

Enquanto isso, o primeiro debate eleitoral também já foi definido. Este é um outro compromisso que faz parte da campanha dos candidatos à presidência do país, e também pode atingir os governadores do estado. Este é um segmento muito aguardado pelo público porque os candidatos se enfrentam presencialmente por meio de perguntas.

No dia 28 de agosto acontece o debate promovido pela Folha, UOL, TV Bandeirantes e TV Cultura, que formaram um pool, e será exibido às 21h. Seis candidatos estarão presentes: Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com